Acabou a pandemia? Guarapuava-PR planeja retorno das aulas no dia 28

O município de Guarapuava, na região central do Paraná, anunciou nesta sexta-feira, 11, que planeja retornar as aulas na rede municipal de ensino a partir do dia 28 de setembro, suspensas em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Antes disso, a prefeitura pretende fazer uma consulta à população.

Foto / Eduardo Matysiak / Matysiakfotopress

Durante coletiva de imprensa nesta manhã, o prefeito do município Cesar Silvestri Filho (Podemos) apresentou números que mostrariam que o município tem condições de retomar as aulas com segurança. Ele ainda falou em tratamento precoce na rede pública de saúde, que estaria contribuindo para o desempenho frente à pandemia, bem como o uso de máscaras e a instituição de um call center. Entre os medicamentos disponibilizados no município, de acordo com decisão médica, estão a cloroquina e a ivermectina. A OMS, porém, não aconselha o uso das substâncias para o tratamento da Covid, por não haver comprovações de que sejam eficazes contra a doença.

Internautas questionam

Confira alguns dos comentários no Facebook após o anúncio. Muitos deles ironizavam se “acabou a pandemia” na cidade e mostravam preocupação com a possibilidade de retorno às aulas:

“Absurdo! Volta às aulas só depois da vacina!”

“Não controlam nem os adultos no centro da cidade com máscaras no queixo, vão controlar as crianças?”

“Elas estão a 6 meses sem ver os colegas de escola. Acha mesmo que vão manter o distanciamento ??? Pare né kkkk”

“O risco de voltar as aulas principalmente as crianças que não sabem se cuidar é muito maior…como assim voltar as aulas e sem vacina..”

“Crianças não tem o mesmo cuidado que adultos 🤦‍♂️  pessoas tão morrendo e quem é curado pode ficar com sequelas.. meu filho não vai correr esse risco”

“Bom, meu filho não vai, ele e eu estamos de quarentena…5 meses já..sou asmático. Ele é saudável, mas pode me contaminar. Quero terminar de criar ele. Assim. Ele não vai até sair a vacina”.

“Manda só os filhos dos pais irresponsáveis que foram pra praia no feriadão, nós que não estamos nem saindo pra não colocar a vida deles em risco 🤦‍♀️  só por Deus mesmo os meus não vão”

Explicação

Segundo o prefeito, a confirmação ocorrerá após consulta à população que será feita durante 5 dias. “Quanto mais pais e profissionais participarem mais legitimada será nossa decisão. De nada adianta fazemos esforço para retomar aulas e ao final termos adesão mínima. O objetivo é minimizar o prejuízo pedagógico que os alunos tiveram”.

“A prefeitura de Guarapuava, de forma consistente tecnicamente, entende que temos condições de retomar aulas a partir do dia 28 de setembro. Entretanto, pretendemos fazer isso de forma discutida com a comunidade”.

Números

Oficialmente, Guarapuava tem 8 mortes confirmadas por Covid-19 e 670 casos da doença. “Guarapuava vive situação diferente de outras cidades do Paraná e Brasil. O índice de contaminação por 100 mil habitantes, das 30 maiores cidades, Guarapuava é disparado a cidade com menor índice de contaminação. Nossa média é 3,12, abaixo do Paraná (12)”.

0 resposta

  1. Eu sou contra ao retorno às aulas, como dizem, cças não tem a percepção e muito menos noção do que estamos passando! Portanto não se deve voltar ao normal até que tudo acabe! Ou até que surja essa bendita vacina!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *