Requião Filho cobra Plano de Segurança de Barragens no PR

“Não precisamos esperar que algo semelhante aconteça aqui para tomar uma atitude… pode ser tarde demais!”, alerta o Deputado Requião Filho (MDB), autor do Projeto de Lei 403/2019.

O parlamentar chama atenção para a demora na tramitação da matéria na Assembleia Legislativa do Paraná. Com uma estimativa de 450 barragens no Estado, até hoje, pouco se sabe sobre as condições da maioria destas estruturas e se este é o número real do que existe nos municípios paranaenses. Mesmo após um questionamento oficial enviado às prefeituras pelo Gabinete do Deputado, pouco mais de 30% foi respondido.

Deputado Requião Filho diz que proposta pretende aperfeiçoar mecanismos de fiscalização

A ideia do projeto é mapear e ampliar a fiscalização e cobrar efetiva manutenção das barragens no Estado, mas segue parado sem avanços na ALEP.

“É uma proposta que pretende aperfeiçoar os mecanismos de fiscalização. Também buscamos sistematizar e aprimorar a legislação estadual, com novas normas e diretrizes para a verificação da segurança de barragens e de depósitos de resíduos tóxicos industriais”, explicou o deputado.

O Plano também determina a criação de um fundo, com aportes dos proprietários das barragens, destinado a cobrir danos de eventual rompimento (englobando possíveis danos tanto aos cidadãos, como ao meio ambiente).

Também considerou a adoção de tecnologias limpas, de prevenção e recuperação de danos ambientais, bem como em questões referentes à proibição de instalação, ampliação ou alteamento de barragem, quando identificada comunidade em zona de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *