Curitiba começa aplicar a quarta dose da vacina anticovid em imunossuprimidos

Curitiba começa, na próxima segunda-feira (17/1), a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para pessoas com imunossupressão que já completaram quatro meses de intervalo após terem recebido a dose de reforço. A medida faz parte da norma técnica do Ministério da Saúde.

Poderão receber a dose extra pessoas que realizam quimioterapia para câncer, pacientes em hemodiálise, pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou AIDS e transplantados.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 5.222 estarão elegíveis para receber a dose extra na próxima semana. São pessoas imunocomprometidas com 18 anos ou mais que receberam a terceira dose entre 17 e 23 de setembro. Veja o cronograma abaixo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a decisão de recomendar uma segunda dose de reforço (quarta dose) para pessoas imunocomprometidas foi motivada pelas novas evidências científicas que apontam uma tendência à redução da efetividade das vacinas contra a covid-19 com o passar do tempo. 

Essa segunda dose de reforço amplifica a resposta imunológica, oferecendo maior proteção, especialmente para a população imunossuprimida, que pode já não apresentar uma resposta vacinal adequada.

Convocação

Os elegíveis para receber a quarta dose de imunizante contra a covid-19 serão convocados pelo aplicativo Saúde Já, receberão uma mensagem de alerta pelo aplicativo informando o direito à dose extra e a data da aplicação.

Quem não puder comparecer na data da convocação poderá buscar os pontos de vacinação para receber a vacina na repescagem contínua.

Orientação

A recomendação do ministério é que para a dose extra deverá ser utilizada preferencialmente a vacina da Pfizer, de tecnologia de RNA mensageiro. De maneira alternativa, poderá ser aplicada vacina de vetor viral, da Janssen ou AstraZeneca.

Para receber a quarta dose basta procurar um dos pontos de vacinação da cidade, das 8h às 17h, e levar um documento de identificação com foto, CPF e apresentar a convocação.

Onde tem vacina

Os locais de vacinação podem sofrer alterações de acordo com o público estimado para receber vacina a cada dia. Antes de procurar uma unidade, confira as que farão a aplicação no site Imuniza Já.

Cronograma para a quarta dose•    

Segunda-feira, 17 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 19 de setembro;•    

Terça-feira, 18 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 20 de setembro;•    

Quarta-feira, 19 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço dose até 21 de setembro;•    

Quinta-feira, 20 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 22 de setembro;•    

Sexta-feira, 21 de janeiro: imunossuprimidos com 18 anos ou mais vacinados com o reforço até 23 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *