PF deflagra operação em 6 Estados para reprimir fraudes em obras públicas

Foram expedidos mandado de prisão e mandados de busca e apreensão no Paraná, Mato Grosso, Santa Catarina, Distrito Federal, Minas Gerais e São Paulo.

Curitiba/PR– A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10/02), a Operação Rolo Compressor em 6 Estados, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e Receita Federal.

A investigação, iniciada em 2015, diz respeito a fraudes em contratações e execução de obras públicas, incluindo superfaturamento e sobrepreço, visando o desvio de recursos públicos, além de atos de corrupção e lavagem de dinheiro, com indícios de que o esquema criminoso funcionava há mais de uma década.

Foto/Eduardo Matysiak

A operação tem como alvos servidores públicos do DNIT e empresas responsáveis pela execução e supervisão de obras contratadas pelo órgão no Paraná.

Em apenas um dos contratos sob investigação, com valor contratado superior a R$ 700 milhões, há constatação de prejuízo de mais de R$ 60 milhões para os cofres públicos, segundo auditoria da CGU.

As buscas envolvem 125 policiais em 26 locais, bem como a prisão de um dos investigados e o afastamento cautelar de 5 servidores públicos e bloqueio dos seus bens.

Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *