Câmara aprova PEC da reforma tributária
Após mais de dez horas de sessão, a Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, o texto-base da reforma tributária por 382 votos a 118, com três abstenções. A proposta de emenda à Constituição (PEC) reformula a tributação sobre o consumo.
Caso Copel: conflito de interesses do BTG Pactual é denunciado ao BNDES e à CVM
A Frente Parlamentar das Estatais e das Empresas Públicas, da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), através de seu coordenador, deputado Arilson Chiorato (PT), denunciou conflito de interesses e de uso de informações privilegiadas envolvendo o Banco BTG Pactual no processo de privatização da Companhia de Energia Paranaense (Copel) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os documentos, que expõem o caso, foram protocolados ontem e também nesta quinta-feira (06/07).
Demandas do Litoral entregues à Assembleia incluem melhorias nas áreas de infraestrutura e segurança pública
A Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná que aproxima o cidadão dos parlamentares, deixa a cidade de Paranaguá, no Litoral do Estado, trazendo ao Poder Legislativo uma série de reivindicações, sugestões e propostas que visam melhorar a vida da população.
Audiência Pública debate Politização do Ministério Público Federal
O deputado Requião Filho (PT) promoveu, nesta terça-feira (04), no Plenarinho Deputado Luiz Gabriel Sampaio, na Assembleia Legislativa do Paraná, uma audiência pública para debater a obra “Caminhos da Política no Ministério Público Federal”, de autoria do cientista político e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Rafael Rodrigues Viegas.
Deputado Arilson traz nova denúncia envolvendo Copel e levará assunto à assembleia da companhia
O deputado Arilson Chiorato, presidente do PT no Paraná, participará da Assembleia Gerar da Copel, na próxima segunda-feira, às 14h30. Para estar apto, ele comprou ações da companhia. Paralelamente, nesta quinta-feira, dia 6, ele trouxe uma nova denúncia envolvendo a empresa.
Fábrica de fertilizantes poderá ser reaberta no Paraná
O deputado federal Zeca Dirceu (PR), líder do PT na Câmara, entregou ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, a proposta dos trabalhadores do setor pela reabertura da fábrica de fertilizantes do Paraná, localizada em Araucária, na região metropolitana de Curitiba. “A fábrica fechada por Bolsonaro foi mais um erro apontado inclusive por quem estava no próprio governo anterior e pelo setor produtivo. O Brasil ficou refém dos fertilizantes importados da Rússia, o que traz incerteza aos produtores brasileiros em relação ao fornecimento e preços praticados”, disse.
Precisamos de mais uma rede social? A resposta é “sim” e “não”
O lançamento nessa quarta-feira, dia 5, da nova rede social “Threads”, uma extensão do Instagram pertencente ao grupo Meta, gerou alvoroço no mundo digital. O Revérbero foi um dos primeiros 200 mil a se cadastrar e a conhecer a nova plataforma. Lá dentro, a pergunta que muitos se faziam era: precisamos de uma nova rede social? Ao passo em que as pessoas se perguntavam, lamentavam-se por terem que estar presente em mais um espaço digital. Parece que viramos reféns delas. Por isso, nossa resposta à pergunta é “sim” e “não”.
Paraná recebe caravana do PPA Participativo nesta sexta
Nesta sexta-feira, 7 de julho, o Paraná receberá a plenária estadual para a elaboração participativa do Plano Plurianual (PPA), encontro promovido pelo Governo Federal com vistas a incorporar as prioridades indicadas da sociedade civil no PPA 2024-2027. Será a 21ª plenária presencial do PPA Participativo, que até 14 de julho passará por todas as unidades da federação.
Zé Celso deixa legado de arte que revolucionou política e costumes
O mais longevo dramaturgo em atividade, Zé Celso Martinez, que morreu nesta quinta-feira (6), deixa o legado de uma arte que revolucionou a política e os costumes. Ele encarou a ditadura militar e foi perseguido por suas montagens dionisíacas. Zé Celso foi preso, torturado e exilado, e produziu documentários sobre as revoluções portuguesa e moçambicana. O documentário Zé Celso: tupy or not tupy lembra que ele trabalhou com grandes nomes das artes, como Augusto Boal, Chico Buarque, Sérgio Britto, Raul Cortez e Pascoal da Conceição.