Em um texto atribuído a José Dirceu e que circula nas redes sociais, o ex-presidente do PT (Partido dos Trabalhadores) e ex-ministro da Casa Civil faz reflexões sobre o cenário político e pede mobilização da esquerda para as eleições de 2024.
De acordo com ele, é necessário tirar lições das eleições aos conselhos tutelares e ter consciência do “gravíssimo risco que corremos nas eleições municipais do ano que vem”. Segundo diz no texto, a direita deu um exemplo da força e da capacidade de mobilização que é capaz.
“Pergunto se há vontade política e massa crítica para iniciar uma mudança nas esquerdas. Se há consciência da gravidade da situação que representará uma derrota em 2024 para o governo Lula e as esquerdas. O aviso prévio chegou. Agora é o que fazer”, reflete.
No mesmo texto, Dirceu propõe um congresso extraordinário para uma reorganização geral do PT, inclusive de seu papel na frente de esquerda e na frente ampla que elegeu LuLa, seu papel no governo e na mobilização social. “Uma reorganização política para atuar nos novos tempos que essa eleição escancara para as esquerdas. Isso sem falar dos riscos que representaria uma vitória do Trump e Milie. São opiniões de um velho militante nessa manhã primaveril sem nenhuma pretensão de estar certo”.