“Lendas Brasileiras” volta com temporada no Teatro Guaíra. Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná estarão juntos de 12 a 15 de outubro, sendo que no feriado (12) haverá duas sessões. O espetáculo estreou em 2022 e faz uma releitura do folclore brasileiro por meio de contação de história, o uso de bonecos e figurinos lúdicos, e muita imaginação.
A apresentação traz à luz cinco contos orais da tradição brasileira: “A Mula Sem Cabeça”, “Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”. “Eu gosto de dizer que é um convite para as crianças de todas as idades”, define o diretor do Balé Teatro Guaíra, Luiz Fernando Bongiovanni, responsável pela direção-geral e coreografia do espetáculo.
Embora tenha o foco nas crianças, é um modo de conversar sobre a cultura. “Quando nos debruçamos sobre as lendas, contamos algo sobre o que é ser brasileiro. Seja a bondade da Lua ao transformar Naiá em Vitória-régia, seja a Mula sem cabeça que, desencantada, vira uma história de amor, ou ainda o Boitatá, que é uma fera, mas protege as florestas”, explica.
O espetáculo une as artes da dança, música, teatro e contação de histórias. O público verá trechos dessas narrativas com uma estética inspirada nas pinturas de Anita Malfatti, e texto e dramaturgia assinados pelo diretor teatral e autor Edson Bueno.
Além disso, as histórias ganham um visual magnífico com cenografia, bonecos e figurinos de Ricardo Garanhani, que integra o G2, o grupo de dança de bailarinos master do Teatro Guaíra. Na iluminação, outra ‘prata da casa’, Valentino Guerreiro Teixeira, há mais de 20 anos na equipe do Teatro Guaíra.
A ambientação sonora é originalmente criada pelo renomado compositor Alexandre Guerra e ganha destaque com a Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Alexandre Brasolim.
“Temos a felicidade de trazer essa sabedoria popular de volta à vida e compartilhar com as crianças, que são as sementes do futuro, e saem falando, e com os pais que relembram. Sentimos cumprir uma missão importante”, comemora o diretor.
Serviço:
Apresentações: 12 a 15 (quinta a domingo) de outubro de 2023
Dia 12, às 10h e 15h (duas sessões);
Dia 13, às 20h30;
Dia 14, às 16h;
Dia 15, às 10h30.
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)
Tempo de duração do espetáculo: quarenta minutos
Classificação etária: Livre
Especificações do espetáculo: Balé com trilha sonora ao vivo.
Contos do folclore nacional reinterpretados através da dança, da música e da contação de histórias.
PREÇO ÚNICO:
R$ 20,00 (vinte reais). Lugares numerados
Valores de meia-entrada caem pela metade.
Vendas pela Bilheteria do Teatro Guaíra ou na plataforma DeuBalada.com