Inicia-se na quinta-feira (9), às 8h, o júri popular dos três acusados por um triplo homicídio ocorrido em uma praça do bairro Alto Maracanã, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no dia 24 de julho de 2021. O julgamento será aberto ao público. (Serviço abaixo)
As vítimas são Alex Wendell Costa Renaud, de 26 anos, Luiz Rafael Nogueira, de 29, e Paul Fernando Lopes Singer, de 30. Segundo o Ministério Público do Paraná (MP/PR), os três foram rendidos e executados com disparos de arma de fogo na cabeça.
Os réus respondem por homicídio qualificado por motivo fútil e emprego de recurso que dificultou a defesa do ofendido, agravado por ter sido cometido durante a pandemia de Covid-19, período considerado de calamidade pública nacional.
Os acusados são Rafael Ferreira do Nascimento, de 26 anos, Rodrigo Flazio de Almeida, de 27 anos, e Wagner Alves Domingos de Souza, de 29 anos. Eles negam o crime. Rafael e Wagner encontram-se presos e Rodrigo está foragido.
Segundo Heitor Luiz Bender, advogado de um dos réus, a expectativa é de que o julgamento se estenda até a sexta-feira (10). “Eu acredito que teremos dois dias de julgamento devido à complexidade do caso, ao número de acusados e de testemunhas que serão ouvidas. É um crime que teve bastante repercussão na época porque afinal são três jovens mortos de forma brutal em praça pública”, explica.
Crime e motivação
De acordo com o MP/PR, horas antes do crime, Rafael e Rodrigo foram até a praça do Centro de Artes e Esportes Unificados Daniel de Jesus Rosa, na rua Professora Otília de Souza Ferrarini. Na ocasião, os dois chegaram no local de moto e *realizaram um “exibicionismo motociclístico”, acelerando e empinando os veículos*.
A atitude dos acusados irritou alguns frequentadores da praça, o que acabou iniciando uma discussão. Durante a confusão, um grupo formado por cerca de sete rapazes agrediu Rafael e Rodrigo de forma violenta.
Ainda conforme o Ministério Público, os dois conseguiram fugir, mas durante a madrugada de 24 de julho de 2021, retornaram ao centro de esportes acompanhados por Wagner – que estava armado e é tio de Rodrigo – com o objetivo de se vingar dos agressores.
A denúncia aponta que os três réus surpreenderam as vítimas e ordenaram que todas deitassem de bruços no chão. Na sequência, Wagner efetuou vários disparos de arma de fogo contra as cabeças dos desafetos, enquanto Rafael e Rodrigo davam cobertura. Eles fugiram do local de moto após cometerem o crime.
Várias testemunhas afirmam que as vítimas não estavam na praça no momento das agressões contra os acusados e que foram mortas por engano.
A defesa dos réus alega que toda a acusação está pautada apenas em depoimentos e em nenhuma prova criminal. “A acusação se baseia em uma investigação direcionada, sem qualquer prova concreta da participação dos acusados nos homicídios. Qualquer veredicto diferente da absolvição certamente será uma verdadeira e completa injustiça”, completa Bender.
Fotos: Reprodução/Google Street View
*Serviço júri popular em Colombo*
Dia: 09/11/2023
Hora: 8h
Local: Fórum de Justiça de Colombo – Francisco Camargo, 191 – Centro