A PGE (Procuradoria Geral do Estado), órgão do governo do Paraná, solicitou a prisão da presidente da APP Sindicato Walkiria Olegário Mazeto. No entendimento da PGE, Walkiria descumpriu ordem judicial ao manter a greve dos professores contra a privatização da educação.
APP classifica pedido como truculento, autoritário e sem fundamento.
Diz parte do pedido: “Determinará a imediata prisão da sra. Walkiria Olegário Mezeto, atual presidente da APP – Sindicato, pelo crime de desobediência previsto no art. 330 do Código Penal2, em razão
do não cumprimento da ordem judicial da qual tinha ciência inequívoca e que suspendeu o movimento grevista na data de 01 de junho de 2024 (cujo início seria em 03 de junho de 2024), mantendo todos os atos paredistas, incitando cidadãos verbalmente e através das redes sociais à adesão à greve, e, ainda, com isto, gerando danos ao patrimônio público que serão objeto de pedido de ressarcimento oportunamente”.
Nota da APP
📍Sobre o documento que está circulando nas redes sociais onde o governo Ratinho Jr. pede a prisão da presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto, informamos que a Secretaria de Assuntos Jurídicos da nossa entidade, juntamente com deputados estaduais, Defensoria dos Direitos Humanos e OAB/PR, estão tomando todas as medidas políticas e jurídicas necessárias para o cancelamento imediato desta proposição que não possui qualquer fundamento legal.
📍Tudo isso só confirma as atitudes antissindicais e ilegais deste governo, além de sua truculência contra o funcionalismo público, o autoritarismo e o abuso de poder desproporcional do Estado contra a organização dos(as) trabalhadores(as) da educação.
📍Ressaltamos que a APP-Sindicato tem zelado pelo cumprimento das normas, para assegurar todos os procedimentos e ações da greve.
📍Continuemos acreditando na nossa luta!
Porque se a gente se unir, outra educação é possível!
9 respostas
Estou na luta; para tdos(as).
Acredito ser um.absurdo. mostra a cara desse governo Ratinho. Autoritário, nao reconhece o movimento contrário a sua ideia. Acredito que os professores serão vitoriosos nessa luta.
Viva a greve da APP, que denuncia e luta contra as políticas de desmonte da educação que tenta estabelecer o Govermo IMORAL de Ratinho Jr! EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA!
Todo o apoio à presidente da APP, professora Walkiria Olegário Mazeto, pela boa e justa luta!
Mais uma vez esse governo do Ratonero, age de forma truculenta, autoritária e covarde.
Esse tipo de governo que o Bossonarista quer implantar para que o trabalhador não tenha voz ativa tem que ficar calado não pode brigar por seus direitos isso é ditadura o povo pediu aí está mais uma vez é para nós pensamos antes de votar em quem nós vamos votar não é à primeira vez que o governo do Paraná faz isso no governo passado já atacou os professores com cachorros e os mesmo voltaram na mesma legenda tá na hora de se ligar vamos começar esse ano na eleição municipal vamos dar o troco vamos votar em quem nós defendem
Parece que estamos morando na Coreia do Norte,onde estão nossas instituições democráticas?,não e possível um autoritarismo desse .
Este governo acha que é nazista, quer impor a sua gestão a força, e incrível isto num país democrático, ou será que no estado do Paraná não temos mais livre arbítrio