A 13ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba irá exibir o curta-metragem ‘Contrações’, da diretora Lynne Sachs, na terça-feira (18). A obra aborda a proibição do aborto em vários estados dos EUA após anos de permissão. A mudança ocorreu depois de uma decisão da Suprema Corte norte-americana.
Em ‘Contrações’, a cineasta utiliza suas décadas de experiência na produção de contraimagens feministas para conduzir uma performance com 14 mulheres, e alguns de seus companheiros, diante de uma clínica de aborto em Memphis, cidade do Tennessee, cujo trabalho precisou ser interrompido em consequência da nova lei.
A intenção do curta sobre a proibição do aborto nos EUA é dar visibilidade ao discurso dessas mulheres, emudecido nos 21 estados da federação que passaram a criminalizar o aborto desde junho de 2022.
Veja o trailler do curta-metragem ‘Contrações’:
Vale destacar que o Brasil enfrenta uma situação bastante similar com o Projeto de Lei 1904/2024, que equipara o procedimento de interrupção de gestação ao crime de homicídio. O chamado PL antiaborto torna a lei brasileira tão dura quanto a de países conhecidos por violarem de forma sistemática os direitos das mulheres como, por exemplo, o Afeganistão e a Indonésia.
Leia também:
- Curitiba recebe mostra de teatro para crianças
- Daniel Drexler chega a Curitiba para turnê de encerramento do nono álbum
Segundo o PL, as pessoas envolvidas em um aborto após 22 semanas de gestação poderão ser condenadas pelo crime de homicídio simples, com penas que podem variar de 6 a 20 anos de prisão.
O projeto foi assinado por 32 deputados e tramitou na Câmara em regime de urgência. A votação relâmpago ocorreu na última quarta-feira (12).
Serviço
- “Contrações” será reexibido na terça-feira (17), às 16h, no Cine Passeio. O curta será exibido junto com os curtas “Caindo”, “Capturar o Fantasma”, “Sonhos Como Barcos de Papel” e Rinha”.
- Os ingressos estão disponíveis pelo site oficial com valores que vão de R$8 (meia-entrada) a R$16.
Uma resposta