Em dia frio e chuvoso, 70 famílias são desalojadas de ocupação em Curitiba

Fotos do Ricardo/MPM

Cerca de 70 famílias foram desalojadas hoje da ocupação Tiradentes II, em Curitiba, na manhã desta terça-feira, dia 9. A reintegração aconteceu num dia de muito frio e chuva na capital paranaense, revoltando os moradores.

A ocupação existia desde 2021, localizada ao lado do lixão industrial Essencis, denunciado por diversas irregularidades ambientais. Entre os 400 moradores da comunidade, havia mulheres grávidas e 50 crianças.

De acordo com o MPM-PR (Movimento Popular por Moradia), havia um acordo com a COHAB (Companhia de Habitação Popular de Curitiba) prevendo a saída voluntária dos moradores depois que fossem assinados contratos para moradia e estabelecido o pagamento de aluguel social. Mas a negociação que estava acontecendo foi ignorada.

“A situação se torna ainda mais absurda porque as famílias estavam sendo cadastradas pela Cohab (Companhia de Habitação Popular de Curitiba) para que recebessem aluguel social, e aí sim saíssem do local. Durante mais de dois anos, aquele foi local de moradia e vida digna, com cozinha e barracão comunitário construídos pelos próprios moradores”, afirma o movimento Despejo Zero.

“No frio, com chuva, sem lugar determinado pra realocação e truculento, assim foi o despejo dessas famílias que resistem por mais de dois anos”, postou o MDT (Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos)

Os movimentos pedem doações às famílias desalojadas Quem puder ajudar pode entrar em contato pelo número (41) 99521-2900 (Julian).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *