Curitiba registra uma ocorrência por hora de pessoas em situação de rua

Foto: Guilherme Bittar

Curitiba enfrenta um cenário alarmante com o crescente número de pessoas em situação de rua. Dados da Central 156 da Prefeitura Municipal de Curitiba revelam que, entre janeiro e junho de 2024, foram registradas 4.208 solicitações de abordagem social envolvendo pessoas dormindo ou caídas nas ruas. Esse volume equivale a uma média de 23 ocorrências diárias, ou uma a cada 62 minutos.

Para Leonildo José Monteiro Filho, presidente do Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua) e ex-pessoa em situação de rua em Curitiba, esses números vão além de estatísticas. “Eles representam vidas que enfrentam diariamente a luta pela sobrevivência em meio à invisibilidade social”, afirma.

Leonildo destaca que, além das ações dos movimentos sociais, é fundamental que as autoridades municipais voltem a atenção para essa questão, que vem se agravando desde a pandemia da Covid-19. “O aumento expressivo das ocorrências demonstra a necessidade urgente de políticas públicas mais eficazes para enfrentar o problema”, reforça.

O INRua tem intensificado suas ações na cidade, promovendo campanhas de arrecadação de cobertores e realizando atividades de apoio, como a Cozinha Solidária, que prepara mais de 200 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade.

Serviço

Interessados em contribuir com alimentos, utensílios, recursos financeiros ou voluntariado podem fazer doações via PIX (CNPJ 29.931.316/0001-89) e encontrar mais informações no perfil oficial do instituto no Instagram, @inruabrasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *