Com clima de verão fora de época e muito jazz na veia, o Encantadas Jazz 2025 começou nesta sexta-feira (1º), transformando a Ilha do Mel no maior palco a céu aberto do litoral paranaense durante todo o mês de agosto. O primeiro show foi de Nego Blue da Ilha, no Deck do Marujo, dando o tom da temporada que promete ser histórica.
Neste sábado (2), a programação continua com força total. No Palco Público, a partir das 11h30min, serão quatro shows gratuitos na praça em frente ao trapiche da praia de Encantadas: Doralices Quarteto, Capybara Trio, Nelson Faria convida Paulo Levi e Marília Giller convida Abdiel Freire. Nos intervalos, a pista segue animada pelos DJs Selecta Manzana e Tone.
À noite, o festival se espalha pelos bares e restaurantes locais no roteiro do Circuito Jazz. Destaque para a apresentação de The Trio, no Deck do Marujo, além de shows no Sham’s Bar, Fim da Trilha e Cavalo Marinho, mantendo a energia até a madrugada.
No domingo (3), a maratona musical recomeça cedo com a experiência de Yoga com Sound Healing, às 10h, na praia da Gruta. A partir das 11h30min, voltam os shows no Palco Público com Ana Vargas Duo, Gustavo Rocha Trio, Daniel Migliavacca Trio e El Merekumbé. Para encerrar o primeiro final de semana, o Circuito Jazz segue à noite, com shows de Abdiel Freire Duo no Fim da Trilha e Capybara Trio no Sham’s Bar.
E isso é só o começo. O mês inteiro de agosto será de música e celebração na Ilha do Mel, com uma agenda intensa de shows nos finais de semana, oficinas comunitárias durante a semana e ações ambientais que integram arte, cultura e consciência ecológica.
TRADIÇÃO – O Encantadas Jazz 2025 é uma produção herdeira da tradição dos festivais de jazz que transformam a Ilha do Mel em polo musical do Paraná durante os finais de semana de agosto. O maior evento do calendário cultural do Litoral no período surgiu pequeno no ano de 2014, quando um grupo de amigos músicos, frequentadores da estação ecológica, decidiu apoiar o trade na tentativa de atrair os visitantes no mês de pior desempenho turístico durante o ano. Deu certo!
Hoje, uma extensa programação musical toma conta da Ilha do Mel com a realização de diversos eventos nas comunidades de Encantadas e de Nova Brasília, onde se concentra a maior parte dos moradores e da estrutura turística. Os índices de ocupação de leitos nas pousadas em agosto se equiparam aos da alta temporada no verão, alcançando a casa dos 90% nos fins de semana.
HISTÓRICO – A tradição dos festivais na Ilha do Mel começou na comunidade de Nova Brasília em 2014 e se estendeu em 2016 para a praia de Encantadas. De lá para cá, assumiu diversos formatos de produção e hoje é composta por três principais eventos: o Encantadas Jazz, na praia de Encantadas, o Jazz À Gosto e o Ilha do Mel Jazz Music, na praia de Nova Brasília.
Confira a agenda do Deck do Marujo para os próximos dias:
01/08 (Sexta) – Nego Blue da Ilha
02/08 (Sábado) – The Trio
08/08 (Sexta) – Cosmic Beach
09/08 (Sábado) – Jazzbop
15/08 (Sexta) – Clandestinos Convida
16/08 (Sábado) – Guilherme Costa
22/08 (Sexta) – Tocadores de Blues
23/08 (Sábado) – Montenegro Club
29/08 (Sexta) – Denoiz
30/08 (Sábado) – The Trio (encerramento)
Line-Up do primeiro finde:
➡️ Sexta (01/08)
19h – Jelly Roll (Sham’s Bar)
19h – Plata o Plomo (Fim da Trilha)
19h – DJ Wag (Cavalo Marinho)
19h30 – Nego Blue da Ilha (Deck do Marujo)
23h – Jarana Club (Cavalo Marinho)
➡️ Sábado (02/08)
19h – Jelly Roll (Sham’s Bar)
19h – Doralices Duo (Fim da Trilha)
19h – DJ Wag (Cavalo Marinho)
19h30 – The Trio (Deck do Marujo)
20h – Jarana Club (Cavalo Marinho)
23h – Carine Luup (Cavalo Marinho)
➡️ Domingo (03/08)
10h – Yoga na Praia (Praia da Gruta 🧘♀️)
12h – Abdiel Freire Duo (Fim da Trilha)
19h – Capybara Trio (Sham’s Bar)