Curitiba terá um Círio de Nazaré para chamar de seu. Realizado em Belém, no Pará, desde 1793, o maior evento católico do Brasil chega à capital paranaense no dia 5 de outubro. A edição curitibana será dividida em dois momentos: uma procissão seguida de missa pela manhã e, a partir das 13h30, um festejo com atrações locais e nacionais na Praça Osório. Reconhecido pelo Iphan como Patrimônio Cultural Imaterial e pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o evento em Curitiba busca trazer a liturgia do Círio de Nazaré, além das músicas e danças da região Norte, para moradores e turistas da cidade, criando uma ponte entre artistas do Pará e do Paraná.
Segundo Dora, da Barraca da Amazônia, idealizadora da iniciativa, a proposta nasce do desejo de tornar Curitiba mais acolhedora e de fazer com que pessoas de diferentes regiões do país se sintam em casa. Ela explica que a realização do evento também é uma forma de acolher nortistas que migraram para o Sul e não conseguem participar do Círio em Belém. “Devido ao fato de tantas pessoas da região Norte estarem vindo para a região Sul, Paraná, Santa Catarina, e não terem condições de passar o Círio em Belém, a gente pensou em fazer ele aqui pra que o nortista não precise ficar com saudade… Claro que não é a mesma coisa, mas pelo menos já ameniza um pouco… serve de alento para as pessoas da região norte”, afirma.
Na parte sacra, os fiéis seguirão a imagem de Nossa Senhora de Nazaré a partir da Praça José Borges de Macedo, atrás do Sesc Paço da Liberdade, até o palco montado na Praça Osório. O padre Jaime Antonio Schmitz celebrará a missa, e o artista Carlos Daitschman contará a história do Círio de Nazaré, encerrando o momento religioso. A programação cultural da tarde inclui apresentações de grupos de dança, um concurso de melhor traje de carimbó com premiação, discotecagem, show com Gabriel Xavier e Grupo Maré Cheia, batucada com o Bloco Garibaldis e Sacis e um encontro especial entre três gerações da música paraense e nortista. O patrono, Pinduca, conhecido como o Rei do Carimbó, se apresenta ao lado dos filhos Douglas Rielang, Stanley V e Eloy Kleem e do neto Gabriel Xavier. A primeira edição do Círio de Nazaré em Curitiba é uma realização da Barraca da Amazônia, com produção do ARCA – Festival de Cultura Popular do Garibaldis e Sacis e apoio da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
PROGRAMAÇÃO – 05/10 (domingo)
09h00 – Concentração da procissão na Praça José Borges De Macedo (fundos do Sesc Paço da Liberdade)
10h00 – Início procissão e cortejo até a Praça Osório
11h30 – Celebração da missa
12h10 – História do Círio de Nazaré com Carlos Dietschman
12h30 – DJ Kevysson
13h30 – Gaby e Joyce – Vivendo A Encantaria Do Círio
14h00 – Grupo Filhos do Pará
14h30 – Concurso do Melhor Traje de Carimbó + DJ Kevyssom
15h30 – Gabriel Xavier e Grupo Maré Cheia
17h00 – Resultado e premiação do concurso
17h30 – Garibaldis e Sacis
19h30 – Pinduca e Sua Banda