Festival de Curitiba anuncia programação da 34ª edição; bilheteria abre nesta terça (10)

Em O Motociclista no Globo da Morte, com direção de Rodrigo Portella, o ator Eduardo Moscovis expõe a violência humana em monólogo inédito (Créd. Catarina Ribeiro)

Um dos principais eventos culturais do país, o Festival de Curitiba chega à sua 34ª edição entre 30 de março e 12 de abril, com uma programação que reúne grandes nomes da dramaturgia nacional e internacional. A venda de ingressos começa nesta terça-feira (10), pelo site oficial www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física instalada no Shopping Mueller (Piso L3, Centro Cívico).

Serão mais de 435 atrações distribuídas por teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e Região Metropolitana. A agenda contempla espetáculos teatrais premiados, estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e experiências gastronômicas.

“São 34 edições celebrando o teatro, a arte e a cultura de diferentes cantos do Brasil e do mundo, com uma programação diversa e acessível, pensada para todas as pessoas e para fortalecer a economia criativa da nossa cidade”, afirma o diretor do festival, Leandro Knopfholz. Em 2025, o evento reuniu mais de 200 mil espectadores.

Entre os destaques confirmados estão artistas como Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale e Walter Casagrande Júnior, além de direções de Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana e Fernando Philbert. Companhias consagradas também integram a programação, como Grupo Galpão, Grupo Corpo, Armazém Cia de Teatro, Coletivo Prot{agô}nistas, Grupo Magiluth, Coletivo Negro e Companhia de Teatro Heliópolis.


Mostra Lucia Camargo

Principal eixo curatorial do festival, a Mostra Lucia Camargo reúne mais de 30 espetáculos selecionados pela curadoria formada por Daniele Sampaio, Giovana Soar e Patrick Pessoa. A proposta é celebrar o teatro como arte coletiva e homenagear grupos que marcaram a história das artes cênicas no país.

“A seleção é preciosa pela qualidade e pela celebração de companhias que construíram essas três décadas de festival, além da diversidade geográfica que evidencia a força da produção teatral brasileira”, destaca Fabíula Passini, também diretora do evento. A mostra contará ainda com atrações internacionais vindas da Alemanha, Argentina e Moçambique.

Destaques nos palcos

No Guairão, o público poderá assistir ao musical “Tim Maia – Vale Tudo”, à estreia de “Na Marca do Pênalti”, com Walter Casagrande Júnior, ao drama “Dois Papas”, e à comédia “A Sabedoria dos Pais”, dirigida por Miguel Falabella. O espaço recebe ainda “Piracema”, novo espetáculo do Grupo Corpo.

No Guairinha, o Grupo Galpão apresenta “(Um) Ensaio Sobre a Cegueira”, enquanto a Armazém Cia de Teatro traz “Dias Felizes”. Também estão confirmados “Mulher em Fuga”, com Malu Galli, e o circo negro do Coletivo Prot{agô}nistas em “{FÉ}STA”.

Outros espaços como Teatro José Maria Santos, SESC da Esquina, Cleon Jacques, Ópera de Arame, CAIXA Cultural, Teatro Paiol e Bom Jesus recebem montagens que transitam entre drama, dança, circo e cultura popular.


Mostra Fringe

Coração popular do festival, a Mostra Fringe ocupa mais de 70 espaços da Grande Curitiba com cerca de 300 espetáculos, envolvendo aproximadamente 1.800 artistas de todo o Brasil e de países vizinhos. Quase 40% das apresentações serão gratuitas, reforçando o caráter democrático do evento.


Interlocuções

Com foco formativo, o Interlocuções promove debates, oficinas, encontros e lançamentos de livros, com programação totalmente gratuita. Parte das atividades possui vagas limitadas, com inscrições pelo e-mail interlocucoes@festivaldecuritiba.com.br.


Mostra Surda de Teatro

Em sua terceira edição, a mostra destaca o protagonismo de artistas surdos e a produção em Libras. As apresentações ocorrerão na Capela Santa Maria, com estreias nacionais como “Sopro de Liberdade” e “Voz Invisível: Catharine Moreira”, além de oficinas e performances.


Guritiba

Voltado ao público infantil e à formação de plateia, o Guritiba terá programação nos fins de semana de abril no Museu Oscar Niemeyer, além de ações em escolas públicas da região.


Risorama, MishMash e Gastronomix

O tradicional festival de humor Risorama ocorre na Pedreira Paulo Leminski com grandes nomes do stand-up. O MishMash reúne variedades artísticas em formato de show, enquanto o Gastronomix une música instrumental, artes cênicas e gastronomia sustentável com curadoria do chef Celso Freire.


Serviço

34.º Festival de Curitiba
📅 30 de março a 12 de abril de 2026
🎟 Ingressos: de gratuitos a R$ 85 (+ taxas)
📍 Vendas: www.festivaldecuritiba.com.br e bilheteria no Shopping Mueller
♿ Programação com acessibilidade em Audiodescrição e Libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *