Com informações da assessoria de imprensa
O Paraná é o estado brasileiro com a menor proporção de estudantes matriculados em tempo integral na rede pública de ensino médio. Os dados são do Censo Escolar 2022 e foram divulgados no início deste mês pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
De acordo com as informações enviadas pelo próprio governo Ratinho Jr., o estado tem apenas 4,4% dos estudantes de ensino médio das escolas públicas estudando em tempo integral. O índice é quase cinco vezes menor que a média nacional (20,4%) e 14 vezes menor do que o primeiro colocado no ranking, o estado de Pernambuco (62,5%).
Para a deputada federal Carol Dartora (PT-PR), os números expressam a precarização da educação pública na gestão do governador Ratinho. “É preciso oferecer educação de qualidade para os nossos jovens, ensino integral com condições de permanência nas escolas e valorização dos profissionais da educação. Mas, infelizmente, o que a gente tem visto nestes últimos anos aqui no Paraná é muita propaganda, perseguição e desvalorização dos professores e funcionários de escola”, comentou.
Não é a primeira vez que o Paraná fica na lanterna quando analisado esse dado do Censo Escolar. No ano passado, o ensino médio da educação pública do estado também constava no último lugar, com índice de apenas 3,6%. Novamente, muito distante da média nacional (16,4%) e mais ainda do primeiro colocado, o estado de Pernambuco (58,5%).
Precarização
Recentemente, a APP-Sindicato denunciou que um material de apoio disponibilizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) para as aulas de Educação Financeira trazia conteúdos de livros de autoajuda para comparar o que seriam mentalidades de “pobres” e de “ricos”.
Na prática, o conteúdo reproduzia a mensagem de que os estudantes eram os culpados pela sua condição social. Após grande repercussão na internet, a Seed comunicou a retirada do material para revisão.
Na avaliação da deputada Carol Dartora, esse é só um exemplo de muitas iniciativas que têm sido questionadas pela comunidade escolar. Ela cita que Ratinho Jr. também tem reduzido a oferta de disciplinas que estimulam os estudantes a pensar, como Sociologia, Filosofia e Artes.
“O atual governo transformou o Paraná em um laboratório da ideologia neoliberal, mercadológica para educação, uma extensão da política bolsonarista, que só tem causado retrocessos. O governo gasta milhões com propaganda e empresas terceirizadas, enquanto persegue trabalhadoras da educação e precariza o ensino público. É uma vergonha para o Paraná e um grande prejuízo para a juventude.”
Censo Escolar
Segundo o MEC, o Censo Escolar é a mais importante pesquisa sobre a educação brasileira. O trabalho de coleta dos dados é coordenado pelo Inep e realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
Os resultados oferecem um diagnóstico da situação das escolas, possibilitando
acompanhar a aplicação das políticas públicas e a realidade educacional do país, dos estados e dos municípios.