Petrobras anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão para reativação da Fafen-PR

Foto: Guilherme Bittar

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (06), um investimento de R$ 1,2 bilhão para dar início ao processo de reativação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná, localizada em Araucária. A reabertura da unidade, fechada pelo governo Bolsonaro em 2020, representa a garantia de mais de mil empregos diretos e 3 mil indiretos.

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) comemorou a notícia e destacou o compromisso do presidente Lula com os trabalhadores. “Essa vitória é fruto de um esforço conjunto e da determinação de todos que acreditaram na importância da Fafen para o Paraná e para o Brasil. Lutamos muito ao lado dos trabalhadores e sempre contamos com o apoio do presidente Lula, que defende a soberania do nosso país. Viva a Fafen”, ressaltou.

A deputada Ana Júlia disse que a reativação corrige uma injustiça, após ter sido fechada no governo de Bolsonaro. “Representa o projeto de país que acreditamos. Onde tem uma unidade da Petrobras, há desenvolvimento. Por isso, estamos na luta para que a reabertura aconteça o quanto antes”.

A Fafen-PR tem capacidade instalada para a produção de 720 mil toneladas/ano de ureia e 475 mil toneladas/ano de amônia, além de 450 mil m³/ano do Agente Redutor Líquido Automotivo (ARLA 32), produto utilizado em veículos a diesel para reduzir as emissões de poluentes.

O anúncio da reabertura da Fafen-PR representa uma vitória da luta dos petroleiros e petroquímicos, organizados na FUP e sindicatos filiados, que jamais aceitaram o fechamento de uma fábrica tão importante para a soberania nacional no setor de fertilizantes e, por consequência, de alimentos. Ao longo desses últimos quatro anos, todas as ações possíveis, tanto políticas, quanto de mobilização, foram realizadas na campanha em defesa da Fafen-PR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *