A cerimônia de doação de oito veículos da frota de Itaipu para órgãos públicos e instituições do Paraná ocorreu nessa quarta-feira (03) às 8h30. Foram contemplados a Câmara de Vereadores de Paraíso do Norte; a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Londrina; o Instituto de Saúde de Dois Vizinhos/Hospital Pró Vida; e os municípios de Balsa Nova, Sabáudia e Cruz Machado. O Ministério do Desenvolvimento Agrário – Paraná recebeu dois veículos.
O diretor administrativo Iggor Gomes Rocha explicou que os veículos doados são carros que integraram a frota da Itaipu, com a manutenção em dia e baixa quilometragem, mas que já cumpriram a sua função e são destinados a uma ação social. “Para a gente, é uma grande satisfação saber que um bem que atendeu a sua finalidade na Itaipu vai poder continuar sendo útil em outra entidade”, observou Rocha.
“Há cidades no interior do Paraná que não têm uma caminhonete para ajudar um produtor rural, para levar um equipamento ou um remédio para o posto de saúde. A ideia é que esses veículos sejam um instrumento para contribuir na qualidade de vida das pessoas, em especial nos municípios mais pobres”, afirmou o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri.
O presidente do Instituto de Saúde Pró Vida. de Dois Vizinhos (PR), Mario Makoto Takayanagui, destacou a importância do repasse do veículo à instituição, que é o principal hospital da cidade e “atende, no mínimo, 100 pessoas por dia”. Segundo ele, essa doação irá fazer diferença, pois o funcionário “não precisará utilizar o carro particular para o transporte urgente de remédios e equipamentos”. O veículo também será útil para atender ao convênio que o Instituto possui com as prefeituras de São Jorge D’Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, entre outras.
“Quando ficamos sabendo que a Itaipu estava fazendo as doações, nós fizemos um pedido para participar. O veículo vai ser muito útil para os servidores”, comentou o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Paraíso do Norte (PR), Luís Carlos Cândido. “Paraíso do Norte é uma cidade pequena, com 13.245 habitantes e não possuía nenhum veículo oficial”, destacou Cândido.