A partir desta quarta-feira, dia 14, até 22 de junho, a 12ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba ocupará as salas de cinema da cidade. As atrações serão exibidas no Cine Passeio e no Cineplex do Shopping Novo Batel, com produções de todo o mundo, assim como no Cine Teatro da Vila, no CIC, e na Ópera de Arame.
No total, são 87 filmes, entre curtas e longas-metragens, que fazem parte das 10 mostras do evento, sendo a Mostra Competitiva Brasileira, a Mostra Competitiva Internacional, a Mirada Paranaense, a Mostra Foco, a Mostra Olhar Retrospectivo, Mostra Pequenos Olhares, a Mostra Novos Olhares, Filme de Abertura, Filme de Encerramento e Exibições Especiais.
A programação completa, com os respectivos dias e horários, pode ser conferida no site oficial: www.olhardecinema.com.br. Os ingressos estão disponíveis por R$7 (meia-entrada) e R$14.
Entre as 10 mostras participantes do Olhar de Cinema, está a Mirada Paranaense, um espaço dedicado a apresentar ao público um panorama da produção audiovisual local e do estado do Paraná.
“Na Mirada Paranaense, o espectador é convidado a conhecer as primeiras produções de jovens realizadores(as), assim como acompanhar novos trabalhos de profissionais experientes. Além da mostra, o Paraná também marca presença no filme de abertura ‘Casa Izabel’, do cineasta paranaense Gil Baroni, que será exibido na Ópera de Arame”, comenta Antônio Gonçalves Jr, diretor do Olhar de Cinema.
O longas-metragens que fazem parte da mostra são:
– “Fale Comigo Verão: O Diário de Um Cineasta Amador” (Brasil | 79 min) -O filme-diário de Evandro Scorsin traz os dilemas do tempo que passa e a vida adulta que se impõe, em um exercício de autoficção em que cinema e vida se mesclam, indo e vindo entre dois países e tempos e registrando a vertigem do deslocamento, assim como as reinvenções inerentes a uma experiência imigrante.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/fale-comigo-verao-o-diario-de-um-cineasta-amador/
“Fale Comigo Verão: O Diário de um Cineasta Amador” tem sessões nos dias 18 de junho, às 16h15; e 21 de junho, às 16h, no Cine Passeio.
– “Solange” (Brasil | 60 min) – No seu aniversário, Solange (Cássia Damasceno) está de passagem por Curitiba para buscar as caixas que deixou na casa de amigos quando se mudou da cidade, há cinco anos. Os cineastas Nathália Tereza e Tomás Osten dominam a difícil dramaturgia do constrangimento, do mal entendido e das meias palavras, dos diálogos desconcertantes. Com uma fotografia de câmera solta mas atenta ao detalhe que importa, o rosto, o olhar, a expressão, estamos junto com Sol nessa passagem emocionalmente penosa pela cidade que durante tanto tempo foi sua casa, mas que parece não querer mais lhe acolher neste breve retorno.
As sessões ocorrem nos dias 17 de junho, às 16h; e 20 de junho, às 16h30, no Cine Passeio.
Os curtas-metragens que compõem a Mirada Paranaense são:
– “A Trilha Sonora de Um Bairro” (Brasil | 12 min): A trilha sonora do bairro Cidade Industrial de Curitiba, localizada na periferia da capital paranaense é o rap. O documentário dirigido pela dupla Betinho Celanex e Danilo Custódio traça o retrato da região a partir do cenário cultural desconhecido e negado pela “cidade modelo”. Partindo de entrevistas com rappers do grupo J.A.C, o filme lança um olhar além dos estereótipos criados sobre o território.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/a-trilha-sonora-de-um-bairro/
A produção será exibida nos dias 18 de junho, às 14h30; e 21 de junho, às 14h15, no Cine Passeio.
– “Blackout” (Brasil | 15 min) – No filme londrinense de ficção científica, dirigido por Rodrigo Grota, acompanhamos a jornada de Yuri em busca de sua mãe nas ruínas de um hotel destruído por um meteoro, com a ajuda da misteriosa Maya. As movimentações nas redondezas do prédio são atípicas, e o espaço-tempo não respeita as delimitações da memória.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/blackout/
As sessões ocorrem nos dias 17 de junho, às 14h15, e 20 de junho, às 14h45, no Cine Passeio.
– “Menininha” (Brasil | 10 min) – O tempo como um papel que se dobra sobre si mesmo, fazendo encontrar extremos numa mesma superfície. O filme, de parte dos encontros entre três gerações de mulheres, sendo duas delas, neta e avó, as pontas que costuram a história da mulher do meio: a figura da mãe e simultaneamente da filha. Um filme tributo aos laços de cuidado que são produzidos mesmo quando não há mais linguagem, mas há ainda a memória corporal do afeto.
As sessões ocorrem nos dias 18 de junho, às 14h30; e 21 de junho, às 14h15, no Cine Passeio.
– “Midríase” (Brasil | 7 min) – O filme universitário de Eduardo Monteiro coloca em protagonismo dois seres que residem em um mundo isolado e artificializado. Juntos, eles experienciam interações inusitadas, que afloram curiosidades e despertam um caos delimitado ao universo plástico. Entre stop-motion e live-action constrói-se uma narrativa onírica que desfruta dessa mescla, aludindo ao clássico experimental Neighbours (1952), de Norman McLaren.
As sessões ocorrem nos dias 17 de junho, às 14h15, e 20 de junho, às 14h45, no Cine Passeio.
– “Pés que Sangram” (Brasil | 14 min) – As irmãs Clara e Aurora percorrem suas memórias em busca de respostas sobre a fantasmagórica mãe. Quem são essa mãe e esse pai que chegam e partem pelo porto e que preferem evitar as mudanças? Uma câmera por vezes inquieta que vasculha, revira, tenta decifrar os fragmentos da lembrança. Um local abalado por tremores, sons de bombas e mistérios.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/pes-que-sangram/
As sessões ocorrem nos dias 18 de junho, às 14h30; e 21 de junho, às 14h15, no Cine Passeio.
– “Pixo na Cidade Modelo” (Brasil | 17 min) – A partir de uma conversa e troca com alguns importantes nomes da pixação em Curitiba, bem como pessoas dedicadas a produzir um pensamento teórico sobre o gesto de inscrever assinaturas contra a arquitetura do status quo, o filme, com roteiro de Willian Germano, tenta destrinchar algumas das motivações por trás dessas grafias tão conhecidas nas grandes cidades. Há um exercício de registrar e historicizar um pouco quem são essas pessoas, uma vez que a maior parte delas costuma existir dentro do anonimato.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/pixo-na-cidade-modelo/
As sessões ocorrem nos dias 18 de junho, às 14h30; e 21 de junho, às 14h15, no Cine Passeio.
– “Sereia” (Brasil | 14 min) – O filme de Estevan de la Fuente conta um pouco da história de Lúcio e sua família, que vivem em um vilarejo perto do mar e convivem com a cotidiana violência psicológica de seu pai, Jorge. Lúcio adora sereias e no dia de seu aniversário sua mãe lhe faz uma surpresa, mas rapidamente as pequenas alegrias são colocadas em cheque pelo sujeito que se recusa a aceitar as coisas como elas são.
Assista ao trailer: https://www.olhardecinema.com.br/film/sereia/
As sessões ocorrem nos dias 17 de junho, às 14h15; e 20 de junho, às 14h45, no Cine Passeio.
– “Só Por Hoje” (Brasil | 23 min) – Rodado na região de Curitiba, a produção emana das potências que fluem quando as narrativas são entregues a quem tem direito de contá-las. Um grupo de homens na trajetória do tratamento da dependência química conta suas próprias histórias da luta contra a doença, passando por seus desejos e transformações. Enquanto narram, filmam e encenam, essas pessoas comumente invisibilizadas pela sociedade afirmam seus pontos de vista e, principalmente, suas existências no mundo.
Seminários
Além de promover o ineditismo de produções mundiais e nacionais para os espectadores, o Olhar de Cinema ainda realiza uma série de seminários gratuitos e abertos ao público, que abordam diferentes temas ligados à sétima arte, e que podem ser conferidos de forma online, com transmissão ao vivo pelo canal do Olhar de Cinema no Youtube, ou de forma presencial, no Cine Passeio (R; Riachulo, 407 – Centro, Curitiba), na Sala de Cursos. Os seminários ocorrem de 15 a 21 de junho, às 11h.
Confira os assuntos:
Dia 15 de junho: Equipe de programação do 12º Olhar de Cinema
Uma conversa aberta ao público com a equipe de curadoria da 12ª edição do Olhar de Cinema sobre a seleção deste ano, seus filmes e eventos.
Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=eaORIJpl2dE&ab_channel=olhardecinema
Dia 16 de junho: “Onde termina a fase da escrita e onde começa a de direção?” – O Caso Cabeça de Nêgo
Da ideia ao roteiro: como identificar se uma ideia rende um filme (curta, longa, série). A relação da escrita: como identificar se o roteiro está funcionando ou não. Ajustes de roteiro às vésperas da filmagem. Será que rola? Locações e ensaios no processo de escrita. Os ritos do set de filmagem. Déo Cardoso | O diretor e roteirista Déo Cardoso é formado pelo curso de dramaturgia do Instituto Dragão do Mar (Fortaleza-CE) e pela Escola de Cinema da Ohio University (EUA), onde concluiu mestrado (2002-2005) e onde venceu o prêmio Billman Fine Arts Award, pelo roteiro do curta “Port of Rafts” (2005). Após roteirizar e dirigir 5 curtas-metragens de ficção, com destaque para “Pode Me Chamar de Nadí” (2009), Déo Cardoso estréia em longa-metragem em 2020 com a ficção “Cabeça de Nêgo”, eleito o melhor filme de 2021 pela Abraccine – Associação Brasileira de Crítica de Cinema; pela APCA – Associação Paulista de Crítica de Arte, além de prêmio de melhor filme (voto popular) na Mostra de Cinema de Gostoso e Troféu Olhar do Ceará no Festival Cine-Ceará. Pelo roteiro de “Cabeça de Nêgo”, Déo também recebeu o prêmio de melhor roteiro 2021 da ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas e Melhor Filme no Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro 2021. O filme também foi licenciado pela plataforma Globoplay, onde está em catálogo. Como roteirista, integrou a sala de roteiros para a série “Rota 66” (Boutique/Globoplay) e como diretor, integrou a equipe de direção da série “Encantado’s”, uma produção Globoplay. Atualmente, Déo Cardoso prepara seu segundo longa-metragem.
Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=bcaLnKXXQmo
Dia 17 de junho: “Entre os filmes e a teoria: a publicação de livros de cinema no Brasil”
A produção audiovisual aumentou muito nas últimas décadas, assim como as reflexões e estudos sobre cinema – em cursos e no meio acadêmico, por exemplo. Sejam voltados a teoria, aos acontecimentos do passado e do presente ou aos próprios processos criativos, pesquisadoras e pesquisadores encontram na escrita a sua própria forma de fazer cinema. A mesa apresenta o lançamento de novos livros de cinema, com a presença de autores e autoras, e discute a relevância desse tipo de publicação e produção teórica nos dias de hoje. A mesa reúne: Beatriz Vasconcelos, coordenadora editorial da Coleção Artes do Cinema e do Vídeo, coleção de e-books ligada ao PPG-CINEAV; Rodrigo Grota, autor de “Fantasmátika: teoria para um cinema poético”; Kariny Martins, autora de “Ficção especulativa no cinema negro brasileiro”; e Pedro Plaza Pinto, autor de “Paulo Emílio na emergência do Cinema Novo: diálogos com David Neves e Glauber Rocha”, sendo estes dois últimos novos lançamentos da Coleção Escrever o Cinema, da editora A Quadro. A mediação será da crítica e pesquisadora Juliana Costa.
Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=bcaLnKXXQmo
Dia 18 de junho: “Conexão Brasil-Québec: cinema documental em foto”
Um diálogo a respeito do intercâmbio de experiências e da colaboração entre os festivais Olhar de Cinema e RIDM – que, juntos, apresentam a mostra Foco deste ano. Nesta conversa ao redor dos filmes quebequenses que compõem a programação, o público conhecerá mais do contexto de produção e do cinema realizado no Québec, com destaque para sua filmografia documental contemporânea.
Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=D4TWCfsjuFs&ab_channel=olhardecinema
Dia 19 de junho: “O Cinema Brasileiro nas plataformas de streaming”.
O impacto das plataformas de streaming no mercado de filmes nacionais, os desafios enfrentados pelos cineastas brasileiros e as perspectivas futuras para a indústria audiovisual do país. O evento contará com a presença de importantes players da indústria cinematográfica e oportunizará conhecer mais sobre as produções brasileiras nas plataformas de streaming.
Transmissão online pelo:
https://www.youtube.com/watch?v=7-KWvapGoGE&ab_channel=olhardecinema
Dia 20 de junho: “Os novos desafios na distribuição do cinema brasileiro”
Com o baixíssimo market share que o cinema brasileiro tem ocupado nas salas de cinema é extremamente urgente ações frente a importantes mudanças no mercado de distribuição de filmes nacionais. A relação entre as novas tecnologias e as formas de distribuição, as políticas públicas de incentivo à distribuição de filmes, a importância do mercado internacional e a diversificação das plataformas de exibição.
Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/watch?v=hjIdeysKnwg&ab_channel=olhardecinema
Dia 21 de junho: “Máquina de Cicatrizes: o cinema de David Cronenberg”
Horror, mutações, tecnologia, ego e identidade. Um diálogo em torno dos filmes e temas da mostra Olhar Retrospectivo deste ano, que apresenta um recorte da filmografia provocadora do cineasta canadense David Cronenberg
Transmissão online pelo: https://www.youtube.com/live/S1v6_02-SsQ?feature=share
Acompanhe as novidades do festival por meio do perfil oficial no Instagram (@olhardecinema) e Tiktok (@olhardecinema), ou pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br.
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba é um dos mais importantes festivais do Brasil dedicados à sétima arte e já recebeu mais de 1000 produções cinematográficas, levando 200 mil pessoas aos cinemas. O patrocínio da 12ª edição é do Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar. A produção é da Grafo Audiovisual, com realização do Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução, e com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. Consulte sempre a classificação indicativa.
Serviço:
12º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Data: 14 a 22 de junho de 2023
Ingressos pelo site oficial: www.olhardecinema.com.br
Produção: Grafo Audiovisual
Patrocínio: Itaú, Uninter, Peróxidos do Brasil e Sanepar
Realização: Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil União e Reconstrução; Projeto realizado com o apoio do programa de apoio e incentivo à cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.