Por Luísa Pécora Mulher no Cinema
Sessenta e sete dos 166 filmes que buscam uma indicação ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, segundo levantamento feito pelo Mulher no Cinema a partir da lista divulgada pela Academia de Ciências Cinematográficas.
Trata-se de uma proporção de cerca de 40,3%, acima dos 35% registrados em 2017 e dos 32% registrados em 2016. Duas produções brasileiras dirigidas por mulheres estão na lista: Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge; e O Processo, de Maria Augusta Ramos.
Neste ano, pela primeira também podem participar da disputa os documentários que venceram prêmios qualificatórios em festivais conveniados à Academia e/ou foram inscritos na categoria de filme estrangeiro. Uma lista de 15 finalistas será anunciada em 17 dezembro e os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 22 de janeiro. A entrega do prêmio será em 24 de fevereiro.
Veja os documentários dirigidos por mulheres que estão na disputa:
Above and Beyond: NASA’S Journey to Tomorrow, de Rory Kennedy
Bali: Beats of Paradise, de Livi Zheng
Bathtubs over Broadway, de Dava Whisenant
Be Natural: The Untold Story of Alice Guy-Blaché, de Pamela B. Green
Bill Coors: The Will to Live, de Kerry David
Boom for Real: The Late Teenage Years of Jean-Michel Basquiat, de Sara Driver
Charm City, de Marilyn Ness
Communion, de Anna Zamecka
Dark Money, de Kimberly Reed
Divide and Conquer: The Story of Roger Ailes, de Alexis Bloom
Far from the Tree, de Rachel Dretzin
Free Solo, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin
Garry Winogrand: All Things Are Photographable, de Sasha Waters Freyer
Generation Wealth, de Lauren Greenfield
The Gospel According to André, de Kate Novack
Grace Jones: Bloodlight and Bami, de Sophie Fiennes
Hal, de Amy Scott
Half the Picture, de Amy Adrion
Hillbilly, de Sally Rubin e Ashley York
The Homeless Chorus Speaks, de Susan Poli Schutz
In the Land of Pomegranates, de Hava Kohav Beller
Inventing Tomorrow, de Laura Nix
Invisible Hands, de Shraysi Tandon
Itzhak, de Alison Chernick
Jane Fonda in Five Acts, de Susan Lacy
The Judge, de Erika Cohn
Kangaroo: A Love Hate Story, de Kate McIntyre Clere e Michael McIntyre
Kusama – Infinity, de Heather Lenz
Licu, a Romanian Story, de Ana Dumitrescu
Living in the Future’s Past, de Susan Kucera
Liyana, de Amanda Kopp e Aaron Kopp
Love & Bananas: An Elephant Story, de Ashley Bell
Love, Cecil, de Lisa Immordino Vreeland
Love, Gilda, de Lisa Dapolito
New Moon, de Philippa Ndisi-Herrmann
93Queen, de Paula Eiselt
Of Love and Law, de Hiraku Toda
On Her Shoulders, de Alexandria Bombach
The Opera House, de Susan Froemke
The Oslo Diaries, de Mor Loushy e Daniel Sivan
The Other Side of Everything, de Mila Turajilic
Pick of the Litter, de Dana Nachman e Don Hardy Jr.
Piripkura, de Mariana Oliva, Renata Terra e Bruno Jorge
O Processo, de Maria Augusta Ramos
Inmates, de Ma Li
Quincy, de Rashida Jones e Alan Hicks
RBG, de Julie Cohen e Betsy West
O Caso Rachel Dolezal, de Laura Brownson
Recovery Boys, de Elaine McMillion Sheldon
Roe x Wade: Direito das Mulheres nos EUA, de Ricki Stern e Anne Sundberg
Robin Williams: Come inside My Mind, de Marina Zenovich
Say Her Name: The Life and Death of Sandra Bland, de Kate Davis e David Heilbroner
Science Fair, de Cristina Costantini e Darren Foster
Searching for Ingmar Bergman, de Margarethe von Trotta
Gloria Allred – Justiça para Todas, de Roberta Grossman e Sophie Sartain
Shirkers, de Sandi Tan
The Silence of Others, de Almudena Carracedo e Robert Bahar
Sisters of the Wilderness, de Karin Slater
That Way Madness Lies…, de Sandra Luckow
This Is Home: A Refugee Story, de Alexandra Shiva
United Skates, de Tina Brown e Dyana Winkler
Up Down and Sideways, de Anushka Meenakshi e Iswar Srikumar
The Waldheim Waltz, de Ruth Beckermann
We Could Be Heroes, de Hind Bensari
Weed the People, de Abby Epstein
What Hunts Us, de Paige Tolmach
Yellow Is Forbidden, de Pietra Brettkelly