Uma Estação de ideias
O Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro chega à segunda edição ampliando suas linhas e conexões: ano passado foram surpreendentes 420 curtas-metragens inscritos, de instituições de ensino superior de todo o Brasil. Em 2018 o número chegou a 614, incluindo longas e médias-metragens. Deste conjunto de obras, a curadoria fez um recorte de 61 filmes, que representam visões de cinema diversas e foram produzidos nos mais variados contextos. Em um pedaço de terra tão grande como o Brasil, aquilo que se filma e como se filma é tão variado quanto o próprio país.
Quem for à Cinemateca de Curitiba entre os dias 21 a 25 de novembro vai encontrar uma verdadeira estação, não de metrô, mas de filmes e pessoas. Além das exibições, o festival promove a reflexão sobre cinema, com mesas de discussão e debates ao fim de todas as sessões. Já são mais de 30 os realizadores confirmados a marcar presença no evento, representando estados como Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, o próprio Paraná, entre outros. Fora, é claro, os cineastas de Curitiba, que estão com filmes na Mostra Competitiva, na Mostra Panorama e, na novidade da edição 2018 que é a Sessão Vagão Duplo, que exibe dois longas e um média-metragem.
“Um dos nossos maiores objetivos é promover o contato entre as pessoas e os filmes; no ambiente universitário, isso é parte fundamental do aprendizado”, explica Christopher Faust, diretor do Metrô. Wellington Sari, diretor artístico do festival, acrescenta: “os filmes são organismos vivos, o simples fato de programá-los em determinada ordem gera algo único e imprevisível, que só poderá ser descoberto e sentido durante as exibições”.
Além das exibições, mesas e debates, o Metrô organiza um evento paralelo, destinado a auxiliar projetos de estudantes universitários que estejam em fase de desenvolvimento. O MetrôLab, sucesso na edição passada, fornece aos projetos selecionados consultoria nas áreas de direção, roteiro e produção, feita por profissionais paranaenses com experiência de mercado. Para Faust, é uma maneira de auxiliar os estudantes não só a compreender mecanismos que irão se deparar depois de sair da universidade, mas também de estimulá-los a ouvir opiniões alheias. O público poderá acompanhar o resultado da consultoria no chamado pitching, em que os participantes apresentam seus projetos para uma banca de jurados. O projeto premiado receberá apoio do CTAV em empréstimo de equipamentos de câmera e acessórios.
As conexões e o diálogo, essência do Metrô, se materializam em outro destaque da programação, a Estação Retrospectiva, que exibe, em película, o longa-metragem “A República dos Assassinos” (1979), de Miguel Faria Jr. “O objetivo da Estação Retrospectiva é estabelecer uma linha com obras instigantes do cinema brasileiro, perpetuando um sentido de ligação permanente entre passado, presente e futuro”, elabora Sari. “Isso tanto no sentido estético, temático quanto num sentido amplo de preservação: filmes feitos em película ou com imagens retiradas do Youtube devem viver lado a lado. Preservar é, também, dialogar”, conclui.
Por falar em futuro, a segunda edição do Metrô tem outra novidade: no último dia do evento, antes da premiação que vai entregar o Troféu Passagem a quatro filmes da Mostra Competitiva, escolhidos pelo Júri Oficial, formado por professores e profissionais da área, e pelo Júri Universitário, composto por estudantes de ensino superior, o festival vai exibir dois curtas feitos em oficinas de contrapartida social. Realizadas com adolescentes do grupo de teatro do Sesc da Esquina e com jovens de baixa renda atendidos pelo Cras Iguaçu, os filmes são o resultado do primeiro contato com a prática cinematográfica dos meninos e meninas participantes das oficinas.
O 2° Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, uma produção O Quadro Filmes, em associação com o Estúdio Tijucas, é um projeto realizado com apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba e tem entrada gratuita para todos os eventos da programação.
Confira a Lista completa dos filmes selecionados para o Metrô 2018:
MOSTRA COMPETITIVA
-Amigo Especial (Niterói/RJ), de Cleyton Xavier | 2016 | 2’ | UFF/Cinema
-Carne Infinita (Rio de Janeiro/RJ), de Isadora Cavalcanti | 2018 | 14’ | AIC/Cinema
-Como Filmar Curtas em Festas (Florianópolis/SC), de Raffael Righez e Marianna Hofer Neris | 2017 | 7’ | Unisul/Cinema
-Copiloto (Curitiba/PR), de Andrei Bueno Carvalho | 2018 | 17’ | Unespar/Cinema
-Doklin (Goiânia/GO), de Luciano Evangelista | 2018 | 14’ | UEG/Cinema e Audiovisual
-Fataurex (Fortaleza/CE), de Cleyton Xavier | 2017 | 8’ | UFF/Cinema
-Filmaurex (Niterói/RJ), de Mauro Monteiro | 2017 | 5’ | UFF/Cinema
-A Imensidão Desse Lugar (Curitiba/PR), de Diones William | 2017 | 17’ | Unespar/Cinema
-Just Do It (Salvador/BA), de Indica Filmes | 2017 | 6’ | FTC/Cinema
-Magalhães (Campinas/SP), de Lucas Lazarini | 2017 | 23’ | Unicamp/Midialogia
-Neblina (São Paulo/SP), de Thaís Orchi Abdala | 2017 | 15’ | FAAP/Cinema
-Ontologia da Corda Preta (Belo Horizonte/MG), de Daniel Ferreira, Davi Fuzari e Jéssica Marroques | 2017 | 16’ | UNA/Cinema
-Próxima Parada: Suíça (Vitória da Conquista/BA), de Kauan Oliveira | 2017 | 10’ | UESB/Cinema
-Rolê no Centro (Pindamonhangaba/SP), de Clara Chroma | 2018 | 14’ | UFF/Cinema
-Simbiótica (Fortaleza/CE), de Gabriel Marques e Letícia Medina | 2017 | 11’ | UFC/Cinema
-Sonoterapia (Aratuba/CE), de Tainá Magalhães Rocha | 2017 | 5’ | UNIFOR/Cinema
-Super Estrela Prateada (Belo Horizonte/MG), de Leonardo Branco | 2018 | 28’ | UNA/Cinema
-Tellus (Curitiba/PR), de Anna Petracca e Rayman Virmond | 2018 | 14’ | Unespar/Cinema
-A Triste Figura (Salvador/BA), de Calebe Lopes | 2018 | 18’ | UFBA/Cinema
-Tsunami Guanabara (Niterói/RJ e Fortaleza/CE), de Lyna Lurex e Cleyton Xavier | 2018 | 27’ | UFF/Cinema
-Tudo Bom? (Niterói/RJ), de Cleyton Xavier | 2016 | 1’ | UFF/Cinema
-Virginia (Pelotas/RS), de Analu Favretto | 2017 | 19’ | UFPEL/Cinema
-Zornit (Recife/PE), de Marcello Trigo | 2017 | 23’ | AESO/Cinema
MOSTRA PANORAMA
-Adrenalina (Juiz de Fora/MG), de Heron Alves | 2018 | 3’ | UFJF/Cinema
-A Olho Nu (Pelotas/RS), de Bruno Iligo | 2018 | 3’ | UFPEL/Cinema de Animação
-Astro Negro (Londrina/PR), de Gustavo Nakao | 2018 | 15’ | UEL/Jornalismo
-Buba (Rio de Janeiro/RJ), de Nini Cartaxo | 2018 | 12’ | AIC/Cinema
-Caburé (Foz do Iguaçu/PR), de Luiz Todeschini | 2017 | 19’ | UNILA/Cinema
-A Casa de Ana (Rio de Janeiro/RJ), de Clara Ferrer e Marcella De Finis | 2017 | 20’ | UFF/Cinema
-A Casa Morta de Meus Avós (Lapa/PR), de Leandro Cordeiro | 2017 | 6’ | Unisul/Cinema
-Cayo (Curitiba/PR), de Murillo Marchesi | 2017 | 11’ | Unespar/Cinema
-Comissão de Obra Terrorista e a Mulher Selvagem Combatem o Fascismo à Espreita (Rio de Janeiro/RJ), de Bia Praça | 2017 | 4’ | UFF/Cinema
-Conselheiro Crispiano (Guarulhos/SP), de Yudji Oliveira | 2016 | 19’ | Anhembi Morumbi/Cinema
-Contravenção (São Paulo/SP), de Glaucia Tiemi, Klaus Oti, Laura Barzotto e Lucas Pecoraro | 2017 | 16’ | ECA-USP/Audiovisual
-Ferida (Niterói/RJ), de Rodrigo Leme | 2017 | 25’ | UFF/Cinema
-O Filme Morto (São Paulo/SP), de Marina Murad | 2018 | 25’ | FAAP/Cinema
-Foggy (Curitiba/PR), de Bianca Ono e Fred Hiro | 2018 | 17’ | Unespar/Cinema
-Frame Fatal (Goiânia/GO), de Thiago Rabelo | 2017 | 21’ | UEG/Cinema
-in/solúvel (Lapa/PR), de Julia Favaro | 2017 | 8’ | PUCPR/Jornalismo
-Kris Bronze (Goiânia/GO), de Larry Machado | 2017 | 23’ | UEG/Cinema
-Materializações Luminosas (Santa Maria de Jetibá/ES), de Victor Neves | 2017 | 17’ | UFES/Cinema
-Megg – A Margem que Migra para o Centro (Curitiba/PR), de Larissa Nepomuceno e Eduardo Sanches | 2017 | 15’ | Centro Europeu/Cinema
-Palmyra: the invented city (Campinas/SP), de Cauê Nunes | 2018 | 10’ | Unicamp/Ciências Sociais
-Primavera (Porto Alegre/RS), de Caroline Abegg Karnas e Mariah Philippe | 2017 | 12’ | PUCRS/Cinema
-Primavera de Fernanda (Curitiba/PR), de Débora Zanatta e Estevan de la Fuente | 2018 | 19’ | Unespar/Cinema
-Ricochete (Cachoeira/BA), de Maria Clara Arbex | 2018 | 8’ | UFRB/Cinema
-Rota Borboleta (Fortaleza/CE), de Ana Paula Vieira | 2017 | 11’ | UFC/Cinema
-Sam (Rio de Janeiro/RJ), de Julia Souza e Miguel Moura | 2017 | 8’ | Senai Cetiqt/Design
-Sinapse da Ansiedade (Rio de Janeiro/RJ), de Rafaela Vernin | 2018 | 2’ | UVA/Design Gráfico
-Sinucada (Brasília/DF), de Rafael Stadniki | 2018 | 16’ | UNB/Comunicação Social
-Sogrão (Rio de Janeiro/RJ), de Pedro Dias Lemos | 2017 | 6’ | UFRJ/Rádio e Tv
-Sombras da Guerra (Curitiba/PR), de Carlos Hachmann | 2018 | 5’ | Unicuritiba/Design de Animação
-Um Guia Para a Amargura (Curitiba/PR), de Thiago Bührer | 2017 | 10’ | Unespar/Cinema
-Um Jardim Singular (Rio de Janeiro/RJ), de Mônica Klemz | 2017 | 15’ | UNESA/Cinema
-Um Lugar ao Sul (Pelotas/RS), de Gianluca Cozza | 2018 | 12’ | UFPEL/Cinema
-Um Traço Teu (Rio de Janeiro/RJ), de Dani Nigri | 2018 | 16’ | Darcy Ribeiro/Cinema
-Universos (São Paulo/SP), de Henrique Antonio | 2017 | 20’ | ETEC JRM/Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
-X-Tudo (Curitiba/PR), de Pedro Vilo, Gabriel Borges, Rodrigo Tomita, André F. Diniz, Maria Gabriela Goulart e Gabriela Ferreira | 2018 | 5’ | Unespar/Cinema
SESSÃO VAGÃO DUPLO (médias e longas)
-200 Minutos (de algo que não senti) (Curitiba/PR), de Pedro Ribeiro | 2017 | 82’| Unespar/Cinema
-Estrangeiro (João Pessoa/PB), de Edson Lemos Akatoy | 2018 | 120’ | UFPB/Cinema
-Fale com Estranhos (Curitiba/PR), de Pedro Monte Kling | 2018 | 45’ | Unespar/Cinema
—
SERVIÇO:
2º Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro
Datas: 21 a 25 de novembro
Local: Cinemateca de Curitiba – Rua Carlos Cavalcanti, 1174
Programação completa: www.metrouniversitario.com.br
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/508809796251829
Entrada livre.