Covid-19: taxa de ocupação de leitos de UTI em Curitiba é de 85%


A taxa de ocupação de leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 em Curitiba caiu para 85% nesta sexta-feira, 10/07, índice inferior ao observado ontem, quando o número era de 89%.

O total de casos confirmados chegou a 9.298, com 233 óbitos e 5.356 pacientes recuperados. Com relação a quinta-feira (09/07), são 454 novos casos e 7 óbitos.

A situação atual, conforme a Prefeitura de Curitiba, é de risco moderado, com bandeira laranja. Este é o segundo nível de alerta, levando a restrições do funcionamento de serviços e do comércio e de áreas que propiciam a aglomeração de pessoas.

Mais leitos

Curitiba abre mais leitos e chega a 646 exclusivos para covid-19. Imagem: Renato Próspero/SMCS

A queda na taxa de ocupação teve contribuição dos novos leitos abertos no município. A prefeitura entregou 48 leitos do SUS exclusivos para covid-19 nesta sexta-feira (10/7). São 40 leitos no antigo Instituto de Medicina, no Alto da XV, e oito no Hospital São Vicente, no Centro. Dos 48 novos leitos ativados nesta sexta, 22 são de UTI e os demais são de enfermaria.

“Quanto mais pudermos, mais faremos. Curitiba tem feito sua parte, abrimos novos leitos, conseguimos equipamentos, estamos numa luta intensa pela vida”, disse o prefeito Rafael Greca.

Segundo hospital exclusivo para covid-19 de Curitiba (o primeiro é o Vitória, na CIC), o Instituto de Medicina começou a receber pacientes nesta sexta-feira. A Prefeitura ativou 40 leitos no local e até semana que vem serão mais 70, totalizando 110 novos leitos de UTI e enfermaria apenas nesta unidade hospitalar.

O Instituto de Medicina é administrado pela Santa Casa de Misericórdia em contrato temporário de três meses com a Secretaria Municipal da Saúde, podendo ser prorrogado. Os respiradores para o novo hospital foram enviados pelo governo federal.

Plano de Contingência

Os novos leitos exclusivos covid-19 fazem parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde para enfrentamento à pandemia. Até agora foram abertos 646 leitos na cidade: 293 de UTI e 353 enfermarias.

Com a ativação dos 110 novos leitos no Instituto de Medicina, Curitiba contará até o dia 15 de julho, segundo a prefeitura, com uma rede de 782 leitos covid-19, sendo 352 UTI. Todos exclusivamente para pacientes SUS covid-19.

A cidade pode dispor de um total de 1.088 leitos de UTI (privado, SUS, covid e não covid), ativados conforme a necessidade.

Rede de leitos hospitalares em Curitiba
Total:
público, privado, covid e não covid – até 15 de julho
UTI: 1.088
Clínico (enfermaria): 5.654

SUS exclusivos para covid-19
UTI: 352 até 15 de julho
293 já estão ativados hoje

Enfermaria
430 até 15 de julho
353 estão ativadas hoje

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.