Quando nem mais o respeito é perseguido nas relações humanas, a sociedade não está mais apta a existir.
Por Requião Filho
O que realmente rege a vida moral do ser humano?
A educação, como princípio, deveria nortear as relações humanas, mas, infelizmente, vivemos na era da contradição. O errado passa a ser o bonito, empoderado, amplificado pelas redes sociais.
Observamos atônitos a perda do senso ético e profissional, no sentido do ataque gratuito e o desrespeito ao ser humano. A alienação, a falta de inteligência, a busca pelo “holofote” e a picaretagem no interesse próprio. Seria uma crise de fundamento, ou apenas uma constatação de sua ignorância e a limitação de ter vivido até aqui sem ter tido a percepção e o real sentido da vida?
Para onde caminha sociedade? Talvez para onde alguns dos seus integrantes desqualificados, detentores do insucesso, que servem interesses escusos, e que insistem na prática agressiva, sem nexo … E que envergonham uma classe que exerce o jornalismo ético e de interesse público.
Quanto a nós, posso dizer de cabeça erguida, caminhamos seguindo os princípios éticos, de valores para continuarmos buscando nossas propostas e ideais, deixando a mediocridade e a “picaretagem” para aqueles que rastejam em busca do seu pseudo espaço na sociedade.
Pela educação e pelo respeito, seguimos lutando.