Novo cônsul-geral do Japão em Curitiba é recebido pelo prefeito Rafael Greca

Mês da cultura japonesa

Prefeito Rafael Greca o Consul do Japão, Keiji Hamada no Palácio 29 de março, sede da Prefeitura de Curitiba – Curitiba, 23/11/2021 – Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta terça-feira (23/11) a visita do novo cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hamada Keiji.  Além do encontro na Prefeitura, Hamada acompanhou a exposição A Beleza do Artesanato de Tohoku, no Museu Municipal de Arte (MuMA), que faz parte dos eventos em comemoração ao mês da cultura japonesa.

“Neste mês, quando celebramos a união de nossos países e a memória da imigração dos japoneses ao Brasil, a Prefeitura é parceira e empresta o Museu Municipal de Arte do Portão para a apresentação de uma exposição de artistas japoneses. O cônsul Hamada é um amigo de Curitiba e é sempre muito bem-vindo”, disse Greca.

Hamada agradeceu a receptividade que teve ao voltar a trabalhar na capital do Paraná, onde já foi cônsul em 2019. Berço de uma significativa comunidade japonesa, Curitiba mantém intensas relações com municípios e entidades japonesas, incluindo a Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão). “Estou muito feliz em voltar a Curitiba e espero estreitar ainda mais a relação de meu país com esta cidade que sempre recebe os japoneses de braços abertos”, disse.

Graduado em 1985 na Faculdade de Estudos Estrangeiros em Língua Portuguesa e mestre em Economia e Política Internacional pela Aoyama Gakuin University, Hamada ingressou no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e já chefiou o consulado de seu país em Zimbábue, São Paulo, Moçambique, Botsuana e também em Curitiba em 2019.

Higaki Sotaro, vice-cônsul do Japão em Curitiba, também participou do encontro.

Mês da Cultura Japonesa

MOs eventos presenciais começaram nesta semana com a exposição A Beleza do Artesanato de Tohoku, no MuMa, e a Mostra de Filmes Japoneses 2021, de 22 e 27 de novembro, na Cinemateca de Curitiba. São seis filmes com áudio originais e legenda em português.

Autor: Eduardo Matysiak

Fotojornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.