Quarta tem estreia do balão do Botânico e do Natal sustentável da Santos Andrade

Quarta tem estreia do balão do Botânico e Natal sustentável da Santos Andrade. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Quarta tem estreia do balão do Botânico e Natal sustentável da Santos Andrade. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS1/5

O Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 tem estreias sustentáveis e lúdicas nesta quarta-feira (24/11).

Como no último fim de semana fortes ventos adiaram a estreia do Voo de Balão Ademicon no Jardim Botânico, a atração vai começar nesta quarta. Além disso, o Natal Fonte de Energia Ebanx será inaugurado na Praça Santos Andrade e terá bicicletas fixas para o público pedalar e, com a energia gerada, acender a decoração do local.

Voo de balão

Os passeios do Voo de Balão Ademicon, no Jardim Botânico, começam às 17h. Todos precisam de agendamento prévio (já encerrado). Nesta quarta, serão 20 voos cativos (preso ao solo) com duração de cinco minutos cada. O balão poderá subir até 40 metros, dependendo das condições de vento.

Até quatro pessoas podem subir no cesto juntas (com limite de peso de 360 quilos) e serão 20 voos cativos diários, às quartas e sextas, das 17h às 19h, e 30 voos diários, aos sábados e domingos, das 16h às 19h.  A atração vai até 9 de janeiro.

Priorizando a segurança, a prática do balonismo ocorre em condições climáticas favoráveis, tais como ausência de chuva e vento forte. Nos casos de intempéries, o voo cativo poderá ser cancelado.

Inteligente e sustentável

Além da Feira Especial de Natal, a Praça Santos Andrade, no Centro, ganhará nesta quarta o Natal Fonte de Energia Ebanx. Com decoração natalina inteligente, interativa e sustentável, a atração tem como destaques as luzes de LED da árvore de Natal e as projeções cenográficas no prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que serão acesas com a energia gerada pelas pedaladas dos participantes nas bicicletas fixadas na praça.

As bikes, presas em um suporte, giram um eixo com a roda traseira. Este eixo, por sua vez, gira um gerador, que carrega uma bateria com corrente contínua. Um inversor transforma a corrente contínua em alternada, com a qual pode-se carregar equipamentos como os que produzirão a iluminação na fachada da UFPR e na árvore de Natal na Santos Andrade.

A quantidade de energia gerada depende da quantidade de pessoas pedalando e da cadência das pedaladas. 

Serão seis sessões por dia de 30 minutos, de quarta a sábado, das 18h30 às 21h30, todas com agendamento. O Natal Fonte de Energia na Praça Santos Andrade vai até 23 de dezembro.

Atrações de quarta-feira (24/11) do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021

10h – Feira Especial de Natal da Praça Osório (Praça Osório, s/n, Centro)
10h – Feira Especial de Natal da Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
10h – Vila de Natal Electrolux no Mercado Municipal (Avenida Sete de Setembro, 1.865, Centro)
10h – Atrações interativas e coreto digital do Natal Condor no Passeio Público (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, s/n, Centro)
15h – Auto Nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo na Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)
18h30 – Estreia do Natal Fonte de Energia Ebanx na Praça Santos Andrade (Praça Santos Andrade, s/n, Centro)
19h – Decoração do Natal O Boticário na Rua XV de Novembro (Rua XV de Novembro, s/n, Centro)
19h – Circuito drive-thru Caminho de Luz Copel Telecom no Parque Barigui (entrada pela BR-277, no Santo Inácio)
 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE https://natal.curitiba.pr.gov.br/. A programação está sujeita a alterações.

A Prefeitura promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021 com o patrocínio das empresas O Boticário, Ademicon, Volvo, Muffato, Electrolux, Condor, Festval, Ebanx, Consórcio Servopa, Copel Telecom, Loterias Caixa/Governo Federal e ParkShoppingBarigüi. A programação começa no dia 18 de novembro e a decoração poderá ser vista até 9 de janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *