Até dia 31, empresas podem destinar a projetos sociais parte do imposto devido

No dia 31 de dezembro, se encerra o período chave para que as empresas destinem até 1% do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) a projetos sociais.

Entre as instituições que atuam para captar recursos está a A GERAR, com sede em Curitiba. A instituição desenvolverá o APROVA, voltado a jovens com dificuldade de aprendizagem e ao combate à evasão escolar.

Elizete Drevinski, da GERAR, fala da importância da destinação para a instituição

As empresas que declaram lucro real podem destinar o percentual de 1% ao FIA (Fundo da Infância e Adolescência) e no formulário da Receita escolher o projeto APROVA.

A destinação através do FIA não é cumulativa com outros projetos de renúncia fiscal, como a Lei Rouanet e o Incentivo ao Esporte.

APROVA


Em 2022, o APROVA será desenvolvido em 9 municípios do Paraná, inicialmente em Campo Largo, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. Serão 5 meses de aulas, num total de 460 horas.

O APROVA foi selecionado pela UNESCO, no âmbito do Criança Esperança, considerando a sua relevância. O objetivo é angariar novos apoiadores para que o projeto seja levado gratuitamente a mil jovens – alunos entre 14 a 18 anos da rede pública estadual do Paraná que apresentem dificuldade de aprendizagem; ou ainda que desejem retomar os estudos e finalizar a educação básica, entrar no ensino superior e potencializar seu desenvolvimento pessoal. Dessa forma, será uma maneira de combater, também, a evasão escolar.

“O APROVA resgatará o jovem para a escola e combaterá a defasagem da aprendizagem. Um dos motivos que mais leva os jovens a abandonarem os estudos é a dificuldade em aprender. O APROVA promoverá a revisão de todos os conteúdos, visando a conclusão do Ensino Médio, a preparação para o Enem e para o vestibular”, afirma a Coordenadora de Novos Projetos da GERAR, Elizete Drevinski.

De acordo com Elizete, trata-se de uma chance de as empresas saberem exatamente para onde o recurso está indo, sem aumentar em nada aquilo que já é necessário recolher. “Pedimos às empresas que avisem seus contadores sobre a intenção de destinar recursos ao FIA Estadual e marquem no formulário da Receita a doação para o APROVA, da GERAR”.

Metodologia do APROVA


A metodologia pedagógica implementada pelo APROVA ofertará aulas com conteúdos relacionados à realidade e cenários da vida dos jovens, identificando os problemas, os desafios e as questões atuais que precisam ser entendidas. A metodologia vai muito além de memorização fórmulas, datas e nomes de pessoas.

Trata-se de um sistema de aprendizagem que contará com material didático e professores capacitados. A metodologia do material é inovadora e foca na conexão entre os problemas vividos pelos estudantes em suas realidades, com os conteúdos teóricos apresentados dentro desse perspectiva.

O programa será desenvolvido por uma equipe de professores jovens e especializados, com experiência em ensino médio e em lecionar para pré-vestibulares, tornando a vivência do aluno muito mais dinâmica e especial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.