Nas memórias de um anjo que vem fazer um passeio pela Terra também estão as lembranças da infância na Ilha do Mel do ator Agrichio Valentin. As recordações da ilha, temperadas com influências do cinema alemão, integram a peça “Carcaça de Peixe”. O espetáculo faz parte da programação da Mostra Caixa Preta do Fringe, com apresentações nos dias 5 e 6, às 13h30, no Espaço Cultural Espetáculo.
Agrichio Valentin nasceu e vive na Ilha do Mel, um dos mais belos locais do litoral paranaense. Trata-se de uma área de preservação que abriga uma comunidade de 2,5 mil moradores que vivem sem a pressa, carros, concreto e o barulho das grandes cidades.
A preservação e natureza exuberante ao passo em que trazem tranquilidade e qualidade de vida, também impõem desafios — desde os mais básicos, como uma entrevista. O ator logo avisa: “A rede aqui na ilha é complicada. Sempre falha”.
Agrichio teve de vencer as barreiras geográficas de seu território. Graduou-se em Artes pela UFPR (Universidade Federal do Paraná) e percorreu lugares até então inimagináveis para quem saiu de uma comunidade caiçara – estudou, inclusive, com o Lume teatro (Campinas-SP), referência mundial. “Os espaços físicos na ilha são limitados. Temos estruturas bem básicas, o mínimo para viver. Para fazer teatro tive de sair para existir enquanto artista”. Por isso, ele concilia a carreira de ator com as atividades de músico e professor.
“Carcaça de Peixe” está em cartaz na Mostra Caixa Preta
Não tem teatro na ilha. Uma montagem genuinamente caiçara estar presente no Festival de Curitiba não deixa de ser um acontecimento
Mas, se faltam espaços para as artes na comunidade, sobram histórias e o ímpeto de Agrichio em produzir teatro. Em “Carcaça de Peixe”, ele mergulha nas profundezas humanas. Para quem viveu a vida cercado pelo mar, é um mergulho que não poderia deixar de ter a “brisa” da Ilha do Mel.
“As memórias que o personagem tem na peça são lembranças da minha infância na ilha. São coisas que vivi”, relata. “Crescemos com consciência ambiental, contato com a natureza e pesca artesanal. Tem placas de preserve a natureza por todos os lados”.
Mostra Caixa Preta
A MOSTRA CAIXA PRETA busca valorizar os espetáculos e oficinas independentes que tem como princípio a temática intimista. A Mostra receberá artistas de 5 estados brasileiros, apresentando ao público a pluralidade artística brasileira que proporciona uma experiência teatral mais próxima do espectador. Essa edição foi idealizada pelo Espaço Cultural Espetáculo com curadoria de Elisan Correia e Guilherme Machado.