**

Paraná lidera ranking de consumidores endividados

Pesquisa da CNC e da Fecomércio-PR mostra que 93,8% da população do estado possuía algum tipo de dívida em março

A parcela de famílias paranaenses endividadas é a maior do país. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), apurada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e Fecomércio-PR (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) aponta que 94,1% da população do estado possui algum tipo de dívida, enquanto a média no país é de 78,3%.

O Paraná possui 663.839 famílias endividadas.

No Paraná, a inadimplência observada em maio é de 19,3%. Os que não têm condições de quitar seus débitos correspondem a 5,7%. São números melhores que abril, quando os indicadores eram de 22% e 7%, respectivamente.

Ranking de endividamento no mês de maio

Abril

A pesquisa detalhada mais recente é de abril, conforme consta no site da Fecomércio-PR. Naquele mês, o endividamento aumentou entre as famílias com renda acima de dez salários mínimos, passando de 92,3% em março para 94% em abril. Já entre as famílias de menor renda, o endividamento se manteve em 93,7%.

Tipo de dívida

As dívidas mais comuns dos paranaenses continuam sendo feitas no cartão de crédito, com 80%, seguido pelo financiamento de veículo, com 9%, e pelo financiamento imobiliário, com 8%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *