Novo PAC: Lula lança edital de R$ 65,5 bi em recursos para municípios
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (27), o edital Seleções, modalidade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) voltada para atender os projetos prioritários apresentados por estados e municípios em áreas essenciais como saúde, educação, infraestrutura social e urbana e mobilidade. Na primeira etapa, estão previstos R$ 65,2 bilhões em investimentos.
Projeto OCUPAR lança vídeo documentário na Cinemateca
Alunos da Associação de Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), têm o papel principal em OCUPAÇÕES, documentário registrado durante as ações realizadas em projeto do coletivo NÓ Movimento em Rede, que ocupa de forma poética espaços e corpos em posicionamento político de existência, com exibição gratuita no dia 28 de setembro.
Réquiem de Guerra estreia em Curitiba a partir de poemas da 1ª Guerra Mundial, reunindo humor e arte drag
Depois de realizar aberturas de processo em São Paulo, “Réquiem de Guerra” estreia em Curitiba no dia 28 de setembro, e permanecerá em cartaz durante 3 semanas. Criada pela artista Giovana Lago, que perseguiu durante dois anos a ideia de uma ‘dragaturgia – a construção de cena a partir do deslumbre da linguagem drag’, a peça parte de poemas de jovens soldados LGBTQIA+ escritos nos fronts de batalha durante a I Guerra Mundial. A partir destes materiais, que foram trabalhados e retrabalhados pela artista, a peça discute a violência masculina e provoca: o corpo de um jovem rapaz é bélico por si só ou a história construiu uma carapaça ao seu redor?
Primeira edição do ParanáBici acontece nos dias 28 e 29 de setembro
Começa nesta quinta-feira (28), às 19h, a primeira edição do ParanáBici – Seminário Paranaense de Ciclomobilidade e Cicloturismo”, que será realizado presencialmente no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). Serão dois dias (28 e 29) de palestras, painéis, conferências e troca de conhecimentos técnicos sobre mobilidade urbana sustentável com base nos modelos de sucesso de planejamento urbanístico do Paraná e do Brasil.
Editorial: Indicação de Lula ao STF deveria considerar gênero e cor
A indicação do novo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é absolutamente pessoal do presidente da República e isso deve ser respeitado. Mas, seria o momento, sim, de Lula considerar o quesito gênero e cor na escolha do magistrado que substituirá Rosa Weber, em processo de aposentadoria.