Projeto PÚBLICO entra na reta final com apresentações gratuitas da Trupe Periferia e Cia. dos Palhaços


O projeto PÚBLICO – formação e mediação teatral segue com suas ações na Casa Quatro Ventos. No mês de outubro, acontecem as últimas apresentações dos dois grupos integrantes do projeto: A Trupe Periferia e a Cia. dos Palhaços. 

PÚBLICO – formação e mediação teatral é um projeto criado pela Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura a fim de pensar recepção, mediação e formação de plateia em Curitiba.

A partir de um chamamento público, o projeto formou um grupo de espectadores que acompanham um circuito de 5 trabalhos artísticos produzidos em Curitiba, além de debates, rodas de conversas e palestras – sempre com o acompanhamento de mediadores que realizarão procedimentos artísticos e pedagógicos de mediação com o grupo e os artistas dos 5 coletivos que fazem parte da programação.

Dia 14 de outubro, às 20h e dia 15 de outubro, às 19h, a Casa Quatro Ventos recebe a Trupe Periferia com a peça Real Curitiba. A peça-protesto escancara uma Curitiba não vista. Composta de três atos, apresentam versos em “DENÚNCIA”, “REVOLUÇÃO” E “CIDADE MODELO”. O elenco jovem confronta os problemas sociais e as realidades vividas por grupos da cidade, como negros, mulheres, LGBTI+ e pessoas periféricas. A entrada é franca, com distribuição de ingressos 1h antes da sessão.

A Trupe Periferia é um coletivo de jovens periféricos que une teatro, música e poesia marginal. Com dramaturgia autoral, traz a arte da rua aos palcos e cria encenações que retratam a realidade periférica. Elementos da cultura do hip-hop estão presentes nas criações, que já rodaram teatros, eventos e festivais. 

No dia 28 de outubro, às 20h e 29 de outubro, às 19h – é a vez da artista Nathalia Luiz, da Cia. dos Palhaços entrar em cena com o monólogo Deslady.  No solo, uma palhaça apaixonada por dramas resolve montar sozinha a tragédia de William Shakespeare, “Macbeth”. Ela conhece apenas a personagem feminina “Lady”, companheira do protagonista sanguinário. Durante o percurso desta montagem, a palhaça se depara com inúmeras dificuldades, mas sempre tenta manter o equilíbrio. Até que ela se deixa dominar pelo poder da Lady Macbeth e fica à beira da loucura. Para se reerguer, recorre a força feminina e ao seu próprio poder.A entrada é franca, com distribuição de ingressos 1h antes da sessão.

Nathalia Luiz é sócia, produtora e artista da Cia dos Palhaços, companhia com 18 anos de história, onde atua em 10 espetáculos de repertório circenses e teatrais. Em 2018 estreou seu primeiro solo, “Deslady” (Livre Adaptação da peça Macbeth de Shakespeare) com direção de Andréa Macera e assistência/pesquisa de Margie Rauen, onde apresentou em diversas cidades do Brasil e em Portugal.  É fundadora, sócia, administradora e programadora cultural do Espaço Fantástico das Artes, em Curitiba/PR.

Já passaram pelo circuito de apresentações a Rumo de Cultura, com O UNIVERSO ESTÁ VIVO COMO UM ANIMAL, a desCompanhia, com FECHE OS OLHOS PARA OLHAR e a Juana Profunda, com o MARAVILHOSO CABARÉ. 

Para encerrar as ações do projeto, no dia 11 de novembro, às 14h, a Casa Quatro Ventos recebe o teórico da recepção Flávio Desgranges, que vem para a cidade para participar do compartilhamento de experiências das ações integrantes de PÚBLICO – formação e mediação teatral, junto dos artistas e grupo de espectadores.

Este projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio de incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com incentivo da UNINTER. Realização: Casa Quatro Ventos e Rumo de Cultura.

SERVIÇO

REAL CURITIBA – Trupe Periferia

Dia 14 de outubro  (sáb), às 20h e dia 15 de outubro (dom) , às 19h.

DESLADY – Nathalia Luiz | Cia dos Palhaços

Dia 28 de outubro (sáb), às 20h e dia 29 de outubro (dom), às 19h.

ENCERRAMENTO – 

Compartilhamento de experiências – mesa com os participantes do projeto e Flávio Desgranges 

11 de novembro (sáb), às 14h.

Todas as ações acontecem na Casa Quatro Ventos (Rua da Paz, 51)

ENTRADA FRANCA – retire seu ingresso 1h antes da sessão – sujeito à lotação da Casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *