Neste final de semana, Porto Alegre (RS) sediará a etapa final da Champions Ligay, o Campeonato Nacional de Futebol LGBTQI+, e uma equipe de Curitiba está entre as favoritas para alcançar o título. O Taboa Esporte Clube é o atual campeão nacional e vai em busca do bicampeonato. Além do Taboa, Curitiba também será representada na competição pelo Capivara Esporte Clube.
Fundado há seis anos, o Taboa conta com 40 atletas no futebol e mais de 100 no vôlei. O time já ganhou 5 vezes a Ligay Etapa Sul e, no ano passado, conquistou Liga Nacional.
A preparação para a Ligay foi intensa para trazer mais um troféu para a capital paranaense, afirma o presidente do Taboa, Silvio Alves. Ele diz que a expectativa é fazer uma grande competição. “Estamos preparados e unidos em busca de um objetivo em comum. Com muito respeito, humildade e união, certamente faremos um grande torneio”.
Na opinião do presidente do Taboa, o futebol LGBTQI+ está em ascensão no país, tanto em termos de participação quanto de qualidade técnica. “ A cada nova competição, percebemos que o nível técnico e físico aumentam e os jogos tornam-se mais intensos e disputados. No final, o objetivo é muito maior do que a taça de campeão, buscamos acima de tudo o respeito a diversidade e inclusão, poder ser quem somos em um ambiente seguro.”
Tanto é verdade que o Taboa disputa diversas competições e não apenas na categoria LGBTQI+. A equipe está na semifinal da liga Globall Curitibana.
De acordo com Silvio, a Ligay é fundamental “pela visibilidade gerada e possibilidade de mostrar que existimos e devemos ser respeitados”.
Capivara
Outro time curitibano na Ligay é o CEC Capivara. Fundado em 2016, foi um dos 8 times fundadores da LGNF – Ligay Nacional de Futebol. O Capivara começou com poucos jogadores e foi aumentando o número ao longo dos anos, sempre com a mesma proposta de inclusão. O time carrega esse nome em homenagem a Curitiba. Conhecida como a Capital Ecológica, um dos seus símbolos é a Capivara, o maior roedor do mundo, que pode ser encontrado em alguns parques da cidade.
A LIGAY
Nos próximos sábado e domingo, 600 atletas, divididos em 20 equipes de diversas regiões do país, participarão de 48 partidas intensas. A competição alcançou sua fase culminante após cinco etapas classificatórias que percorreram Porto Alegre, São Paulo, Fortaleza, Belém e Goiânia.
Para assistir a esse espetáculo esportivo inclusivo, o ingresso solidário é simples: 1kg de alimento não perecível, destinado ao SESC Mesa Brasil.
Além do fervor esportivo, a Champions Ligay em Porto Alegre promoverá a saúde e bem-estar. A Secretaria Municipal de Saúde estará presente, oferecendo orientações sobre prevenção e distribuindo autotestes para HIV. Zé Gotinha também marcará presença, incentivando a vacinação da população.
A logística do evento conta com o apoio da EPTC para o gerenciamento do trânsito, banheiros químicos fornecidos pela SMDS e suporte técnico e estrutural da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado.
Destacando o compromisso com a causa, a primeira-dama Valéria Leopoldino será a madrinha do evento, e a segurança será assegurada para que todos desfrutem do esporte e da celebração da diversidade.
Não perca este fim de semana histórico de inclusão e paixão pelo futebol na Champions Ligay em Porto Alegre!