A Prefeitura de Curitiba está fazendo jogo duro contra os vendedores ambulantes no pré-carnaval de Curitiba, impedindo-os de trabalhar. Os deputados estaduais Ana Julia Ribeiro (PT) e Goura (PDT) e o vereador Angelo Vanhoni (PT) cobram do executivo municipal a autorização das atividades.
Nesta quinta-feira, os ambulantes devem fazer um protesto em frente à prefeitura.
“A política higienista e elitista da gestão Greca/Pimentel está novamente oprimindo os ambulantes e impedindo que trabalhem dando suporte aos blocos e a população no pré-carnaval de Curitiba”, afirmou Ana Julia. Ela compartilhou nas redes sociais um vídeo que mostra a ação truculenta da fiscalização no último fim de semana.
“Estão ocorrendo várias abordagens truculentas da prefeitura de Curitiba, através da Secretaria Municipal de Urbanismo, apreendendo os produtos e impedindo os trabalhadores de atenderem a população”, revelou a deputada..
O deputado Goura está atento à situação e afirma que entrou em contato com a Secretaria de Urbanismo para que o trabalho de vendedores ambulantes seja autorizado nos blocos de pré-carnaval da capital. “O carnaval é uma importante fonte de renda a muitos trabalhadores e, além do diálogo com os blocos, é fundamental a Prefeitura garantir infraestrutura como segurança e banheiros para desenvolver ainda mais a cultura carnavalesca na capital”.
O vereador Angelo Vanhoni recebeu diversas denúncias sobre a forma desrespeitosa de fiscalização promovidas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e a Prefeitura de Curitiba e hoje realizou uma reunião para tratar do assunto.
Segundo ele, Curitiba padece de legislação para regulamentar o trabalho desses vendedores, sobretudo em festas como o pré-carnaval e Carnaval, em que prestam atendimento para milhares de pessoas. “Nos encontraremos hoje, em meu gabinete, para construirmos alternativas cabíveis que garantam o trabalho desses cidadãos e cidadãs de nossa cidade”.
Para Ana Julia, o trabalho dos ambulantes, além de digno, é fundamental para a folia, já que os bares e estabelecimentos em torno dos blocos não dão conta da demanda do alto fluxo de foliões. “Os Ambulantes Livres estão se organizando para fazer parar esse abuso da gestão atual e tem nosso total apoio! Se faz urgente o reconhecimento e legalização dos trabalhadores ambulantes agora e para além do carnaval!”.
Uma resposta