Pesquisa do instituto MDA divulgada hoje pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes) mostra que 42,7% dos avaliam o governo como ótimo ou bom. No último levantamento, em setembro do ano passado, eram 40,6%.
O quadro é de estabilidade. Outros indicadores também mostram um cenário favorável para o governo. A aprovação de Lula é de 55%. Para 48% dos entrevistados o país está melhor em relação ao governo de Jair Bolsonaro; 22% consideram igual; e 28,6%, pior. A melhor avaliação se dá na economia.
68% dos brasileiros veem a economia melhorando, enquanto 11,8% percebem que está piorando. A maioria dos entrevistados (56,6%) entende que a economia está melhor que no período Bolsonaro – 19,5% afirmaram que está pior.
Considerando a avaliação geral da economia, o governo Lula tem 11 pontos percentuais a mais que a gestão de Bolsonaro, no mesmo período.
Sobre as eleições municipais deste ano, 33,5% dos entrevistados responderam que é maior a chance de votar em candidato apoiado por Lula. Apenas 15,5% disseram que poderiam optar por algum nome apoiado por Bolsonaro.
“O desempenho do governo Lula, de forma geral, se mostra mais positivo quando comparado ao desempenho observado no término do primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro”, afirma Marcelo Souza, diretor do Instituto MDA.
Desafios
A reforma tributária segue sendo um desafio em termos de comunicação para o governo, uma vez que 54,6% das pessoas acreditam que a carga de impostos aumentará.
A segurança também exige atenção, pois para 27% dos entrevistados apresenta o pior desempenho da administração.