Responsável pela fiscalização da área da Educação na esfera estadual do Paraná, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) Maurício Requião participa, nesta semana, da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024), em Brasília. Requião é o superintendente da Segunda Inspetoria de Controle Externo (2ª ICE) do TCE-PR, encarregada da fiscalização da área temática Educação, Esporte e Cultura no quadriênio 2023-2026.
O tema da Conae é: “Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para a garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável”.?Reunindo cerca de 2,5 mil pessoas, o evento, promovido pelo Ministério da Educação, teve início no domingo (28 de janeiro), no Centro Comunitário Athos Bulcão, na Universidade de Brasília (UnB), e tem seu encerramento nesta terça-feira (30).
Participam representantes da sociedade civil, de vários segmentos educacionais e setores sociais, além de entidades que atuam na educação e em órgãos do poder público. Os debates técnicos sobre os desafios e possíveis soluções para educação nacional são acompanhados por um grupo de membros e servidores dos Tribunais de Contas brasileiros, reunidos pelo Instituto Rui Barbosa (IRB). O IRB é a entidades responsável por promover a capacitação dos membros e servidores dos TCs.