O PSOL entrou com uma ação popular contra o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel. De acordo com o partido, ele ocupa de maneira irregular dois cargos públicos: o de vice-prefeito e o de secretário de cidades no governo estadual.
“Não é segredo para ninguém que Pimentel foi nomeado para este cargo no Estado como forma de turbinar sua campanha para prefeito de Curitiba em 2024. E é isso que vem fazendo desde que assumiu o cargo em 2021. Assim, ele mesmo define repasses de recursos para a prefeitura de Curitiba, que ele mesmo vai executar na Prefeitura. É campanha eleitoral descarada com o dinheiro público”, afirma o PSOL.
O PSOL lembra que para tentar driblar a fiscalização, Pimentel fica sendo exonerado e reassumindo o cargo no Estado toda vez que precisa assumir a prefeitura de Curitiba, de modo que nunca está simultaneamente no cargo de prefeito em exercício e de secretário de Estado. “É uma manobra que não engana ninguém”.
A ação é assinada pelo presidente do partido, Gabriel Feltrin, pelas figuras públicas do PSOL, Professora Andrea Caldas e Professora Angela, e pelos militantes Rafael Pereira, Mariane Panek, João Pedro Ambrosi e Etiene Bento.