**

Acusações infundadas, humilhações e perseguição contra Davi: por que Yasmin terá a maior rejeição

Wanessa Camargo não é a principal vilã do BBB24.die Esse personagem cabe melhor em Yasmin Brunet, a participante que iniciou a perseguição contra Davi, contaminando a casa toda, no que milhões de brasileiros viram como um caso notório de racismo estrutural. E dá para dizer que não foi?

Esse arranca-rabo que dominou as discussões Brasil afora começou com um simples e inocente conselho que Davi deu a Yasmin, mas que ela não digeriu bem. A modelo entendeu como uma tentativa de manipulação o que era um gesto singelo de uma pessoa sem muito poder de articulação e oratória – ao contrário do personagem que ela e seu grupo criaram.

Ele disse para ela se cuidar com pessoas falsas e que ele tinha um carreira lá fora. Yasmin achou que o ardiloso Davi tentava entrar em sua mente. Também, onde já se viu um negro pobre dar conselho a uma rica branca e deslumbrante, não é mesmo?

Depois, Yasmin patrocinou uma história que soava como a Guerra de Davi contra os Camarotes, o que nunca existiu. Ele disse que torcia para que uma pessoa que realmente precisasse ganhasse o programa. Nunca falou que um camarote não merecia ganhar, como Yasmin e trupe espalharam. E se tivesse falado, qual seria o problema?

Neste momento, Davi já era, na concepção turva dessa turma, o maior manipular de toda a história do BBB. Wanessa Camargo pôs veneno na história, aludiu a gatilhos e chegou a dizer que Davi era um psicopata – termo que Yasmin repetiu nos últimos dias.

Aí o incontrolado baiano cometeu o grande crime de pedir parcimônia a Lucas Buda, usando a expressão “Calma, Calabreso”, que se tornaria conhecida em todo o Brasil e que já era um meme de internet, e que a turma de Yasmin viu como um ataque gordofóbico ao carioca hoje refutado pelos moradores da Maré.

Em outro momento, um vício de linguagem, um regionalismo, foi interpretado com pura maldade como um cala boca dirigido a uma mulher. Davi recorre involuntariamente a expressão “psiu” como uma forma de chamar a atenção de seu interlocutor, não como uma maneira de mandar ele ficar quieto.

Por essas e outras, Davi foi excluído da casa, humilhado, e ai de quem se dirigisse a ele – seria julgado pelo tribunal das juízas ricaças brancas.

Tudo piorou quando o impiedoso Davi cometeu na semana passada a atrocidade de falar que Yasmim era inútil no jogo. A intocável modelo se sentiu profundamente ofendida, e retribuiu com uma série de palavrões do mais baixo calão – neste caso, sim, uma ofensa.

O papel que Yasmin, seus advogados e seguranças tomaram foi tão forte que eles seguem achando que Davi é o grande influenciador da casa, a ponto de chamá-lo de vice-líder da jogadora Beatriz.

Rica e poderosa, não houve um participante sequer do BBB24 que teve a audácia de enfrentar Yasmin, a não ser Davi. Os poucos que entraram no embate o fizeram nos últimos dias, após Davi voltar do paredão, quando sobravam sinais de que o jogo da sister andava para lá de errado e que ela poderia estar sendo fortemente cancelada. Aí ficou fácil.

Todo esse contexto fez de Davi, perseguido e humilhado por todos por influência de Yasmin e Wanessa, sem que uma voz se levantasse a seu favor nos momentos mais difíceis, o único ganhador possível desta edição do BBB. Ao passo em que as circunstâncias vis em que o baiano se viu evolvido transformara Yasmin e Wanessa nas maiores vilãs não só desta edição, como de toda a história do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *