PT nacional define apoio para Luciano Ducci na disputa pela prefeitura em Curitiba

A Executiva Nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) definiu hoje apoio à pré-candidatura de Luciano Ducci (PSB) na disputa pela Prefeitura de Curitiba.

A decisão ocorreu depois do esperado e gerou fortes debates internos no partido. A expectativa era que a decisão acontecesse até o fina de abril, mas aconteceu um mês depois.

Prevaleceu o entendimento de parte dos dirigentes e militantes que defendia a manutenção da frente que elegeu Lula.

De outro lado, três nomes se apresentavam como pré-candidatos do partido para disputar o pleito: Carol Dartora, Zeca Dirceu e Felipe Magal.

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, já havia deixado claro que as prioridades do partido no estado – e não só em Curitiba – são a sustentação no Congresso de Lula e a reeleição dele em 2026. “As eleições municipais, além de eleger nossos candidatos, precisam aglutinar um campo político no Paraná para fazer o enfrentamento à extrema-direita e preparar as eleições de 2026”, disse, em evento da CNB em Curitiba, no final de janeiro.

O posicionamento do presidente do PT no Paraná, Arilson Chiorato, converge com o de Gleisi. “O PT faz parte de uma federação. Nossa vantagem no Paraná é a verdade contra a falácia do ratismo, do lavajatismo e do bolsonarismo. Precisamos ter unidade e coesão nesse enfrentamento. O PT vai crescer muito e o povo do Paraná vai ganhar”.

A regra básica nas articulações com outras legendas é o apoio a Lula em 2026, afirmou à época do Chiorato. “Sem apoio e declaração de voto não tem coligação”.

4 respostas

  1. Olá eu só o João novaes do PT são José dos Pinhais no momento não vejo niquen do PT de Curitiba com condições de se o candidato do pt de ganhar a eleição nesta cidade.entao e o sertão apoiar o Luciano dute o o Roberto Requião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *