Itaipu e PTI recebem quase 600 projetos de extensão universitária para sustentabilidade

Fotos do lançamento do programa, em 3 de maio. Crédito: Rafael Porto/Itaipu Binacional

Em pouco mais de um mês de inscrições, o Programa de Extensão Universitária Para Sustentabilidade Territorial, uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), recebeu 573 projetos, superando todas as expectativas.

A iniciativa envolveu 17 universidades federais, estaduais, municipais e institutos federais de educação da área de abrangência da usina, que investirá R$ 24 milhões em bolsas para projetos de extensão universitária relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Este financiamento, além de fomentar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento de projetos de extensão, também aproxima as instituições de ensino superior das comunidades locais, promovendo a conscientização e ações práticas em relação aos desafios socioambientais”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri.

O edital do programa foi lançado em 3 de maio de 2024 e a fase de submissão de propostas foi encerrada nessa terça-feira (04).

Todos os 17 ODS foram contemplados nos projetos enviados, refletindo um amplo comprometimento das instituições de ensino superior com a promoção da sustentabilidade em diversas áreas, como planejamento territorial, eficiência energética e agricultura sustentável.

Alta adesão dos municípios atendidos
O Programa de Extensão em Sustentabilidade Territorial mobilizou um total de 51 municípios do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul. Entre os que se destacaram, estão Curitiba, capital do Paraná, com o envio de 61 propostas; Dourados, município do Mato Grosso do Sul, com 57; seguidos por Foz do Iguaçu, com 46; Londrina, 33; e Ponta Grossa, com 28.

“Essa ampla adesão demonstra o compromisso das universidades, dos docentes e discentes, com a sustentabilidade territorial e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os números superaram todas as nossas expectativas e já mostram que o programa será um sucesso”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo.

Nova etapa, novos desafios
A próxima fase da iniciativa é a análise dos projetos, que ocorrerá até o dia 12 de julho, com a divulgação preliminar dos resultados prevista para o dia 15 de julho. Serão destinadas 1.000 bolsas a estudantes e professores envolvidos em 200 projetos selecionados.

Mais informações sobre o Programa de Extensão Universitária para Sustentabilidade Territorial, que integra o programa Itaipu Mais Que Energia, estão disponíveis em: www.pti.org.br/programa-extensao/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *