O pernambucano radicado em Curitiba Leon Adan acaba de lançar o single ´Meu Maracá`, com participação especial de Nilton Junior, fundador do Coco de Toré Pandeiro do Mestre. A canção une a sabedoria ancestral e a força da música afro-indígena à produção musical de Leo Gumiero. (Ouça abaixo)
A composição de Leon Adan é uma homenagem à trajetória do também pernambucano Nilton Junior, que há mais de vinte anos fortalece a cultura popular musical com a atuação do grupo Coco de Toré Pandeiro do Mestre.
“Estando fora da minha terra e retomando o meu processo artístico, ao assistir um show dele em Curitiba, percebi ele como essa potência completamente distinta daquilo que eu vivenciava no sul. A conexão dele com a tradição e a forma como ele se dedica a cultura popular para manter viva esta história, tocando e ainda cantando, é uma potência inspiradora para a composição desta canção”, explica Leo Adan.
Ainda conforme o músico, a parceria com Leo Gumiero proporcionou ao single um diálogo entre a modernidade e a tradição. “´Meu Maracá` tem um pé na tradição, mas não deixa de ter a relação com a contemporaneidade a partir dos sintetizadores e o fundamento com o Nilton Junior proporcionando essa vazão ao maracá”, ressalta Leon Adan sobre a produção musical do Leo Gumiero que também assinou o single mais recente do artista: ´´Acabou a Cheia“.
Assim, os pernambucanos fazem a fusão entre o sul e o nordeste brasileiro e enaltecem a cultura popular com uma sonoridade festiva que transita sobre as possibilidades rítmicas da música pernambucana e a potência eletrônica.
Leia também:
- Confira a programação da Oficina de Música de Curitiba/Edição Inverno
- ‘EBA! A Extraordinária Biblioteca de Alexandria’ chega ao Teatro José Maria Santos; espetáculo infantil!
´Meu Maracá é uma declaração poética sobre a certeza de dois artistas que entendem a necessidade de mostrar para novos públicos o quanto o atual momento da música também pode ser influenciado pela riqueza dos povos e das culturas originárias.
“O Nilton é descendente dos Xukuru que é uma etnia indígena presente em Pernambuco. Então, a música fala sobre a ancestralidade e a cultura popular. E essa relação do maracá que é um símbolo dos povos indígenas do nordeste pela manifestação do ritual do toré é uma simbologia muito importante para a ritualidade e para a comunicação entre o mundo dos espíritos e dos homens. Então, é extremamente significativo para mim”, ressalta Leon.
Com 18 anos de trajetória artística, Leon Adan também faz parte dos projetos musicais Bloco Araucoco, Fuá da Serra e a banda Macô.
Ouça a canção:
Ficha Técnica ´´Meu Maracá“
Composição: Leon Adan/ Produção musical: Leonardo Gumiero/ Voz: Leon Adan; Nilton Junior /Percussões: Leon Adan; Nilton Junior/Sintetizadores: Leonardo Gumiero /Vocais: Dayá, Júlia Moretti e Paula Quintella/Arte de capa: Leco Brasileiro
Uma resposta