O deputado Zeca Dirceu (PT) cumprimentou, nesta segunda-feira, 22, a Embratur e demais órgãos parceiros por levarem as Cataratas do Iguaçu como uma das principais atrações da Casa Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, que começam nesta sexta-feira, 26, na França, e devem movimentar mais de 15 milhões de pessoas.
“É uma das imagens brasileiras mais conhecidas no mundo, principalmente quando se trata de natureza. É a maior e mais equivalente atração natural do País. Hoje, quando se fala em meio ambiente, preservação, proteção e o chamado turismo da natureza, o apelo das Cataratas do Iguaçu é muito procurado na Europa e nos outros continentes”, destaca Zeca Dirceu.
As Cataratas do Iguaçu fazem parte da experiência imersiva que a Embratur, em parceria com o Sebrae e a Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu, composta pelas instituições PTI (Parque Tecnológico Itaipu), prefeitura, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu e Governo do Paraná, vai oferecer aos torcedores de todo o mundo na Casa Brasil.
“É uma ação com grande impacto e potencial para atração de mais visitantes. As Cataratas do Iguaçu estão entre os três destinos brasileiros preferidos pelo turismo estrangeiro. A Embratur e os parceiros estão de parabéns por mais esta iniciativa”, disse Zeca Dirceu.
Principal atração
A Casa Brasil será um ponto de encontro para torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas durante os jogos de 24 de julho até 11 de agosto. A programação do espaço terá atividades esportivas brasileiras, como o futebol de rua, o vôlei de praia e o frescobol, campeonatos de danças e os cubos.
Os cubos terão exposição de Foz do Iguaçu, com imagens do mirante das Cataratas, mirante da Itaipu Binacional, plantas da Mata Atlântica, fauna da região e outros atrativos. Os visitantes assistirão a um filme em painel vertical onde conhecerão as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o cachoeirismo e passeios de barco.
O filme também mostrará o diálogo entre uma aventureira e um biólogo no recinto da onça, do Refúgio Biológico Bela Vista de Itaipu, sobre as maravilhas naturais de Foz e a importância da conservação ambiental da região. Além disso, poderão participar de experiências imersivas com óculos de realidade virtual para conhecer de perto a exuberância natural da cidade paranaense.
“Diariamente, milhares de pessoas vão visitar a Casa Brasil e terão essa oportunidade de viver um pouco do deslumbramento que é Foz do Iguaçu. Os visitantes terão experiências únicas, verão que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única poder promover isso durante a Olimpíada”, afirma Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Ponto de encontro
A Casa Brasil será instalada no Parc La Villete, em Paris, e terá 5 mil metros quadrados. O espaço será ponto de encontro de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades internacionais, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais dos destinos brasileiros.
O funcionamento será durante todos os dias das Olimpíadas, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, bem como das comemorações de cada medalha conquistada pelos brasileiros na Olimpíada.
O espaço conta com áreas interna e externa. A parte interna terá 2 mil metros quadrados, com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos e atrativos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia nacional, como brigadeiro e pão de queijo, além da tradicional caipirinha.
Na parte externa, que terá 3 mil metros quadrados, haverá um gramado sintético, onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais. Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de CO2.
(com informações da Embratur).