Leituras no Belvedere aproxima população da Academia Paranaense de Letras

Cópia de Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras. Crédito foto_ Vanessa R Ricardo

O prédio histórico, localizado no coração do bairro São Francisco, recebe Adélia Maria Woellner, que vai ler as poesias e textos de Helena Kolody

Assessoria

O início do projeto desenvolvido pela Academia Paranaense de Letras, foi dado no mês de agosto com a leitura da obra de Paulo Leminski. O presidente da APL, Paulo Vítola, realizou a leitura da obra do grande poeta curitibano no dia em que completaria 80 anos. E até o mês de novembro, a sede da Academia, localizada no piso superior do Palácio Belvedere, localizada na Praça João Cândido, receberá os acadêmicos para, em cada encontro, realizarem leituras e apresentarem suas produções culturais e estudos. 

Leituras no Belvedere, surgiu da ideia da vice-presidente da APL, a professora Marta Moraes da Costa, para aproximar a população da Academia Paranaense de Letras. “Além de formar leitores, nosso objetivo é colocar a APL em contato com público maior e diferente. Tanto que além das leituras em nossa sede, os membros da Academia vão até escolas públicas para apresentarem seus estudos e leituras”, revelou Marta. 

O próximo encontro já tem data marcada, a professora Adélia Maria Woellner apresenta no dia 14 de setembro, textos da poetisa paranaense Helena Kolody, da coletânea “Infinita Sinfonia”, livro organizado e editado por Adélia Maria, lançado em comemoração aos 100 anos de Helena. “Nesse encontro o público vai conhecer a versatilidade da maior poeta do Paraná. Vão ter a oportunidade de conhecer melhor sobre o trabalho, criatividade, inspiração e a produção de Helena Kolody, que deixou um trabalho maravilhoso, com uma poesia inconfundível. Eu me sinto muito honrada de ser escolhida para falar sobre ela, e espero fazer um retrato fiel da maravilhosa pessoa, do ser humano extraordinário e da poetisa inigualável que foi e é Helena Kolody”, falou Adélia Woellner. 

O “Leituras no Belvedere” acontece aos sábados até o mês de novembro, entre às 10h00 à 12h00, com leituras de obras de Helena Kolody, Valêncio Xavier, Domingos Pellegrini e Carlos dala Stella, além de leituras especializadas sobre pesquisas historiográficas do cinema no Paraná, sobre a presença feminina na letra do cancioneiro paranaense e um estudo da obra de William Shakespeare. 

Em um segundo momento, os mesmos acadêmicos irão realizar leituras em escolas municipais em bairros da periferia de Curitiba, com o objetivo de estimular e sensibilizar novos leitores entre crianças e jovens. O projeto tem o incentivo da Serra Verde Express e a produção da Duplo Produções com realização da Academia Paranaense de Letras. 

 Serviço:

LEITURAS NO BELVEDERE 

Horário: das 10h00 às 12h00

Onde: Palácio Belvedere – Praça João Cândido s/n, São Francisco – Curitiba/PR 

Evento gratuito

Inscrições no link | https://forms.gle/nJW2QWLAoecFGrzk7

CAPACIDADE: 30 LUGARES POR ENCONTRO. SUJEITO A LOTAÇÃO.

Informações: contato@duploproducoes.com e no Instagram da @academiaparanaensedeletras

Programação

14 SET – Adélia Maria Woellner

A obra de Helena Kolody

21 SET – Liana de Camargo Leão 

O teatro de William Shakespeare 

28 SET – Fernando Severo 

Pesquisas historiográficas e publicações existentes sobre o cinema paranaense 

05 OUT – Etel Frota

O cancioneiro feminino no Paraná 

19 OUT – Nilson Monteiro 

A obra de Domingos Pellegrini 

26 OUT – Luci Collin

A obra de Valêncio Xavier 

09 NOV – Marta Morais da Costa 

A poesia de Carlos Dala Stella

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *