Em viagem à China, o deputado estadual Goura conheceu processo de transformação do país. Ele integrou a primeira comitiva parlamentar do Movimento Sem Terra (MST) em visita oficial, entre os dias 18 e 28 de março, a convite do governo chinês.
“A convite do MST e de seus parceiros na China, em especial a East China Normal University (ECNU) e seu departamento de International Communication Research Institute (ICRI), participei de uma jornada extraordinária para conhecer políticas públicas chinesas bem-sucedidas nas áreas do meio ambiente e agroecologia”, contou Goura.
Integração entre os países
O deputado destacou que as ações do governo chinês para o desenvolvimento rural, tecnológico e sustentável podem servir de inspiração aos governos do Paraná e do Brasil.
“Nossa visita teve como objetivo o fortalecimento das redes de integração na perspectiva de aprendizado mútuo entre nossos países. Para nós foi um contato direto com políticas públicas existentes na China que promovem o processo de revitalização rural como estratégia de eliminação da pobreza e modernização do país”, destacou Goura.
As políticas de apoio das províncias mais desenvolvidas àquelas mais carentes e o investimento maciço em infraestrutura ferroviária, rodoviária e de serviços fundamentais como eletricidade, água, saneamento e internet são exemplos, segundo o deputado, a serem replicados no Brasil.
“Conhecemos as estratégias chinesas para erradicação da extrema pobreza e as políticas públicas que transformaram a China em referência global de prosperidade e redução de desigualdades”, afirmou.
Agricultura digital
Segundo ele, a visita à empresa estatal Sinomach, que desenvolve a integração de dados na agricultura digital, que envolve o uso de dados para otimizar práticas agrícolas, mostrou que é possível estabelecer parcerias.
“Essa experiência de conhecer as tecnologias que aumentam a produtividade agroecológica feitas com parcerias entre empresas, universidades e associações chinesas é um exemplo que pode ser replicado no Paraná”, disse.
“Temos que desenvolver uma agenda para trazer essas inovações ao Paraná. Com essa viagem, ficou claro que é possível desenvolver intercâmbios em áreas como segurança alimentar e desenvolvimento rural sustentável, com foco na transferência de tecnologia e práticas chinesas para nós”, afirmou Goura.