Lula lidera na maioria dos cenários; Ratinho Junior patina no primeiro turno, mostra pesquisa

A mais recente pesquisa nacional do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (24), mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém vantagem na maioria dos cenários simulados tanto de primeiro quanto de segundo turno para a eleição presidencial de 2026.

No primeiro turno, o petista aparece numericamente à frente em cinco dos seis cenários testados. Já no segundo turno, Lula lidera em cinco dos oito confrontos simulados contra possíveis candidatos da direita.

Entre os cenários de segundo turno, Lula tem vantagem fora da margem de erro contra Ronaldo Caiado (41,4% a 33,5%) e Rogério Marinho (41,8% a 31,2%). Nos confrontos com Ratinho Junior (41,2% a 37,0%), Flávio Bolsonaro (42,1% a 38,4%) e Eduardo Bolsonaro (41,6% a 39,1%), embora o petista esteja numericamente à frente, os resultados configuram empate técnico, já que as diferenças estão dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

O presidente aparece atrás nos embates com Jair Bolsonaro (46,5% a 39,7%), Michelle Bolsonaro (44,4% a 40,6%) e Tarcísio de Freitas (43,6% a 40,1%).

Ratinho Junior patina no primeiro turno

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), testado como uma possível alternativa à direita fora do PL, não chega ao segundo turno em nenhuma das seis simulações de primeiro turno. Seu desempenho oscila entre 4,6% e 13,9%, a depender do cenário e dos nomes testados.

Apesar de sua alta popularidade no Paraná e boa avaliação como gestor estadual, os dados indicam que Ratinho ainda não conseguiu se projetar nacionalmente como um presidenciável competitivo.

Primeiro turno: disputa acirrada entre Lula e Bolsonaro

Em um dos principais cenários de primeiro turno, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera numericamente com 37,2% das intenções de voto, seguido por Lula com 32,8%. Ambos estão tecnicamente empatados, dentro da margem de erro.

Caso Michelle Bolsonaro substitua o marido — atualmente inelegível —, ela registra 30,2% contra 33,5% de Lula. Já contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista tem uma vantagem mais confortável: 34% a 24,3%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 22 de junho, com 2.020 eleitores entrevistados em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *