A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou nesta quinta-feira (17) o anúncio de novos investimentos do governo federal em saúde para o Paraná. Ao todo, 370 municípios do estado serão contemplados com obras e equipamentos destinados ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
As ações integram o Novo PAC Seleções, programa do governo federal que prevê repasses para obras estruturantes nas áreas de saúde, educação e infraestrutura social.
No Paraná, os investimentos incluem:
- 50 novas ambulâncias do SAMU
- 7 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
- 1 nova Policlínica
- 14 Unidades Odontológicas Móveis
- 282 kits de equipamentos para teleconsultas
- 22 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS)
- 353 combos de equipamentos para estruturação de UBSs
Em declaração oficial, Gleisi afirmou que as medidas têm o objetivo de ampliar a cobertura do SUS nos municípios e melhorar o atendimento à população.
“São obras e equipamentos para fortalecer o SUS, ampliar o acesso à saúde, melhorar o atendimento e garantir o cuidado que a nossa gente merece. É o governo do presidente Lula presente na sua cidade e fazendo a diferença na vida de todos os paranaenses”, disse a ministra.
O anúncio faz parte de uma série de iniciativas federais para descentralizar investimentos e atender demandas regionais em áreas prioritárias como saúde pública.