O Atlas Intel divulgou nesta sexta-feira, dia 5, o ranking dos governadores. Pela primeira vez, o instituto estudou a aprovação de todos os governadores do país a partir de uma grande coleta de dados em todas as unidades de federação entre 18 e 31 de dezembro.
Ratinho Jr., que em pesquisa realizada por outro instituto em outubro, o Paraná Pesquisas, aparecia com 76,9% de aprovação, no atual levantamento tem 62%. O governador do Paraná é o sexto mais bem avaliado do país, segundo o Atlas/Intel. Ronaldo Caiado, de Goiás, aparece em 1° lugar, com 72%.
Ainda que possa haver ressalvas na comparação de estudos de diferentes institutos, a pesquisa Atlas Intel mostra uma evidente queda na avaliação de Ratinho Jr., que agora apresenta menor aprovação até mesmo que o índice de votos que recebeu nas eleições (69%).
O lado positivo para o governador, se existe, é que ele apareceu à frente de virtuais adversários no campo da direita, como Tarcisio Freitas e Romeu Zema – mas é importante ressalvar que estes dois governam estados com forças políticas bem mais divididas.
Sem conseguir se vender como o govenador mais bem avaliado do Brasil, como gostaria e diante de todo o investimento que faz em mídia, e sentindo cada vez mais nas costas o preço da privatização da Copel, aumento do lCMS e a volta do pedágio no Paraná, Ratinho Jr. vai ficando mais longe do sonho dele e de seu pai – o “Ratão” – de disputar a presidência da República, em 2026.
Aprovação, que agora é de 62%, já foi de 80%
Em março de 2023, pesquisa da Radar Inteligência apresentava Ratinho Jr. com 80,6% de aprovação dos paranaenses.