BNDES libera R$ 495 milhões para modernização do Porto de Paranaguá

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou financiamento de R$ 495 milhões em créditos para a modernização da infraestrutura logística do Porto do Paraná. O fomento vai potencializar ainda mais as exportações, que no ano passado movimentaram mais de 60 milhões de mercadorias. Com os novos investimentos, a unidade terá condições de movimentar mais de 90 de toneladas por ano

“Aqueles que no Paraná insistem em espalhar as fakes news sobre os investimentos do BNDES no exterior estão agora de queixo caído”, disse o deputado Zeca Dirceu (PT). “É mais um exemplo do que o governo Lula está cada vez mais próximo do setor produtivo paranaense dando condições nas melhorias da infraestrutura das rodovias, portos e aeroportos”, destacou.

“O projeto todo nos portos do Paraná prevê investimento de 647 milhões com obras na recepção e descarga ferroviária de grãos e farelos nos terminais destinados à exportação e adequação do sistema rodoviário e ferroviário na região leste do porto”, disse.

“Atualmente, a matriz logística dos portos sofre com uma participação de aproximadamente 80% do transporte de cargas realizado por caminhões, gerando congestionamentos e poluição na região”, adianta o BNDES que aprovou o financiamento no último dia 6 de fevereiro. As alterações no tráfego reduzirão em cerca de 70% as emissões de gás carbônico na região portuária.

Setor produtivo
Zeca Dirceu destaca que o apoio do governo Lula ao setor produtivo paranaense alcança de ponta a ponta. “No dia 7 agora acompanhei o ministro Carlos Fávaro (Agricultura) no Show Rural em Cascavel. Ele apontou os números e valores da atual safra agrícola paranaense: já foram contratados quase 200 mil projetos de crédito rural que somam R$ 49,9 bilhões e mais R$ 8,2 bilhões em 112 mil contratos aos produtores da agricultura familiar”, disse.

A modernização do Porto de Paranaguá, segundo o banco de fomento brasileiro, vai aumentar a capacidade de recepção ferroviária de granéis de sete para 24 milhões de toneladas anuais. E ainda prevê a eliminação de manobras complexas das locomotivas e vagões e a melhoria na circulação viária da região portuária, com a redução de 16 para cinco cruzamentos da linha férrea com as vias urbanas e a diminuição significativa no tráfego de caminhões.

O projeto liberou ainda áreas internas nos terminais para novas melhorias operacionais, eliminando ramais ferroviários individuais e diminuindo o tempo de permanência de vagões, locomotivas e caminhões para descarga.

Aprovação
Zeca Dirceu destaca ainda que as falsas narrativas sobre a atuação ou da caixa preta do BNDES já não têm qualquer tipo de repercussão na opinião pública. Pesquisa do Instituto Datafolha revela que 95% dos brasileiros apontaram a contribuição do banco para o desenvolvimento empresarial e do país, assim como para a geração de empregos. A pesquisa revelou que essa é a melhor avaliação da série histórica, que teve início em 2015.

Os dados foram coletados entre 30 de novembro e 15 de dezembro de 2023, com 2.022 entrevistados. Segundo o instituto de pesquisa, 54% dos entrevistados relacionam o BNDES à promoção do desenvolvimento.

“O BNDES é um patrimônio dos brasileiros e o principal banco de fomento ao setor produtivo, aos empreendedores e aos empreendimentos como os realizados pela Appa (Administração dos Portos Paraná). É uma prova cabal também que as mentiras propagadas e incentivadas pelo governo anterior puxaram para baixo a economia, o desenvolvimento do país, afetando a todos, desde o trabalhador ao empresário”, disse Zeca Dirceu.

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