A candidata a vereadora em Curitiba e Presidente do PL Mulher no Paraná, Carlise Kwiatkowski, foi denunciada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por compra de votos. A ação foi protocolada pelo candidato a vereador na capital paranaense Welliton Gerolane, do PT.
Nesta quinta-feira, dia 5, a candidata foi intimida pela Justiça sobre a ação. O PL ( Partido Liberal) é a legenda do ex-presidente Bolsonaro e tem como candidato a vice-prefeito em Curitiba Paulo Martins, na chapa de Eduardo Pimentel (PSD).
Conforme a denúncia, Carlise oferece, de forma reiterada em sua campanha, dinheiro em troca de colocação de adesivos em veículos particulares e a captação ilícita de votos. “São condutas graves, aptas a atrair a sanção de cassação de candidatura e de inelegibilidade”, diz a ação protocolada pela candidato Gerolane.
A denúncia diz que o coordenador de campanha de Carlise, Thiago Pedroso, ofereceu em grupos do Whatsapp, nos quais a candidata é administradora, bem como no perfil do do grupo do marketplace do Facebook, vagas limitadas como forma de renda extra para motoristas parceiros para plotagem do vidro traseiro do carro com adesivo perfurado da candidata Carlise, mediante pagamento de R$ 300,00 reais por veículos, havendo pagamentos de comissões progressivas pela indicação de outros motoristas pelo período de uso do adesivos no carro de um mês.
Nas conversas printadas do WhatsApp, o coordenador da campanha de Carlise faz a proposta de 42 indicações de motorista, bem como uma “bonificação” para o administrador do grupo do facebook em questão, afirmando que tal negociação foi autorizada pelo partido.
“A conduta praticada pela representada é ilícita e abusiva, possuindo enorme potencialidade lesiva, seja a ilicitude do sufrágio, seja à liberdade de voto, configurando-se como abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio, motivo pelo qual vem o requerente ao Poder Judiciário para que seja instaurada a investigação judicial eleitoral para apuração dos ilícitos mencionados”, argumenta a ação protocolada pelo candidato Gerolane.