Embate com hora, local e data marcada: amanhã, às 14h15, o deputado estadual Renato Freitas deve enfrentar Ademar Traiano na disputa pela presidência da principal comissão da Assembleia Legislativa do Paraná, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Traiano é o nome apoiado pelo governador Ratinho Junior.
Para Freitas, Traiano não tem condições morais de ocupar o cargo, uma vez que o atual presidente da Alep é réu confesso em um caso de corrupção — e só não respondeu criminalmente porque beneficiado por um acordo de não persecução penal.
Na bancada do governo, o deputado Luiz Claudio Romanelli também estava na disputa. Nos bastidores, a informação é que o governador Ratinho Junior preferiu Traiano. Já Romanelli disse que recuou para respeitar a decisão da base. Indagado se Traino tem condições para ocupar o posto, Romanelli preferiu não responder: “Tecnicamente, sim. Em outros aspectos prefiro não comentar”
Freitas é um dos nomes do bloco PT/PDT que deve ser indicado para compor a CCJ, junto com a deputada Ana Júlia Ribeiro.
A Comissão possui 13 integrantes e é responsável por emitir parecer quanto à constitucionalidade, legalidade, juridicidade, adequação regimental e caráter estrutural das proposições. Todos os projetos, antes de irem a plenário, passam antes obrigatoriamente pela CCJ.