O deputado estadual Requião Filho (PDT) e dirigentes do Partido dos Trabalhadores intensificaram diálogos em Brasília, nesta quarta-feira (5), sobre a formação de alianças no campo progressista para a disputa ao governo do Paraná em 2026.
Pré-candidato ao Palácio Iguaçu, Requião Filho se reuniu com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, para alinhar estratégias eleitorais. Em seguida, encontrou o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e o presidente estadual da sigla, deputado Arilson Chiorato, para discutir compatibilidades programáticas e propostas para o desenvolvimento do estado. O parlamentar também esteve com o presidente estadual do PV, Raphael Rolim, reforçando uma agenda de sustentabilidade e planejamento de longo prazo.
“Estamos abertos à construção e ao diálogo com todas as outras siglas”, ponderou Requião Filho, que tem aparecido em segundo lugar em diferentes pesquisas ao governo, atrás de Sergio Moro.
O movimento converge com a deliberação tomada pelo PT-PR em seu Encontro Estadual, realizado em setembro, que definiu como prioridade a construção de uma candidatura ao governo que ofereça palanque ao presidente Lula. A tese aprovada estabelece que a unidade do campo progressista é “desafio central” e defende alianças capazes de fortalecer a oposição e apresentar alternativa ao projeto do governador Ratinho Junior.
Segundo o documento, “os partidos do campo progressista têm a capacidade de unificar-se em torno de um único projeto e de uma candidatura comum”. A resolução também prevê a possibilidade de candidatura própria ao governo e ao Senado, a depender das articulações.
As conversas, no entanto, ainda estão na fase inicial. O PT reforça que qualquer composição eleitoral será debatida e deliberada pela Executiva Estadual, pelo Diretório e pela militância.
Requião Filho foi eleito deputado estadual pelo PT nas últimas eleições, mas deixou a sigla neste ano e migrou para o PDT. Na mesma disputa, seu pai, o ex-governador Roberto Requião, concorreu ao governo e ficou em segundo lugar, atrás do atual mandatário, Ratinho Junior.