Poucos dias após anunciar pré-candidatura, Gleisi Hoffmann aparece com 17% em disputa ao Senado no Paraná

Poucos dias após anunciar sua pré-candidatura ao Senado, em 21 de janeiro, a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), aparece com aproximadamente 17% das intenções de voto nos dois cenários estimulados testados pela pesquisa do instituto 100% Cidades/Futura, divulgada nesta sexta-feira (30).

No primeiro cenário, Gleisi registra 16,9% das intenções de voto; no segundo, 16,6%. Os dois percentuais a colocam na disputa pela segunda vaga ao Senado, em empate técnico com Deltan Dallagnol (Novo) e Álvaro Dias (MDB), considerando a margem de erro de 3,5 pontos percentuais.

Nos dois cenários estimulados, o governador Ratinho Junior (PSD) lidera com folga. Ele aparece com 56,1% no primeiro cenário e 59,5% no segundo, concentrando a maior parte das intenções de voto para a primeira vaga.

Na disputa pela segunda cadeira, Deltan Dallagnol marca 22,2% e 22,6%, enquanto Álvaro Dias aparece com 20,5% e 21,1%, respectivamente. Gleisi, com percentuais estáveis próximos a 17%, integra o bloco de candidatos tecnicamente empatados.

O desempenho da ministra ocorre em um momento inicial da pré-campanha e ganha relevância adicional no contexto partidário. O Partido dos Trabalhadores já anunciou que Gleisi será sua única candidata ao Senado no Paraná, o que tende a concentrar o eleitorado petista em torno de seu nome ao longo do processo eleitoral.

Outros nomes do PT aparecem com percentuais menores nos cenários testados — como Enio Verri, com 4,3%, e Zeca Dirceu, com 7,1% —, mas não devem ser candidatos à disputa. Com isso, a tendência é de reorganização e crescimento do desempenho de Gleisi à medida que a pré-campanha avance e o cenário eleitoral se consolide.

A pesquisa também indica um volume relevante de eleitores indecisos, entre 9% e 10%, além de percentuais expressivos de votos brancos, nulos ou em “nenhum”, que variam de 14% a 15,5%, o que aponta espaço para mudanças no quadro ao longo dos próximos meses.

O levantamento ouviu 800 pessoas entre os dias 24 e 27 de janeiro, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 3,5 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número PR-08318/2026. A soma das intenções de voto ultrapassa 100% porque os entrevistados puderam indicar primeiro e segundo votos para o Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *